"A nossa ideia é que isto funcione como um 'hub' e que depois tenha declinações, estamos a pensar ao nível da academia, nomeadamente das universidades, e também dos centros de 'startups'[empresas com rápido potencial de crescimento económico]", afirmou Miguel Almeida, que falava aos jornalistas à margem da inauguração oficial do Hub 5G da NOS, em Lisboa.
Este responsável espera assim "uma réplica" que permite que as pessoas não tenham que se deslocar a Lisboa para experimentar este espaço.
"A ideia é que isto tenha depois algum tipo de disseminação pelo país", adiantou.
A NOS investiu 1,8 milhões de euros na criação do NOS Hub 5G, localizado em Lisboa, "um laboratório vivo dotado das mais recentes infraestruturas tecnológicas", disse o administrador Manuel Ramalho Eanes à Lusa.
"Criámos aqui o mais avançado centro de inovação 5G do país e acreditamos que é o primeiro com este propósito", acrescentou o gestor.
Localizado no edifício da NOS no Parque das Nações, em Lisboa, o NOS Hub 5G é um espaço de capacitação de empresas, 'startups', universidades e parceiros, ocupando uma área de 464 metros quadrados e dividido em quatro áreas centrais: demonstração, formação, ideação/experimentação e trabalho colaborativo.
Leia Também: Miguel Almeida: NOS investiu mais de 350 milhões nos últimos dois anos