Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Costa frustrado? CGTP "é a primeira a estar disponível para acordos"

CGTP-IN reagiu às declarações do primeiro-ministro, embora assuma que o tema não foi discutido 'cara a cara' na reunião desta manhã com o primeiro-ministro.

Costa frustrado? CGTP "é a primeira a estar disponível para acordos"
Notícias ao Minuto

12:07 - 22/06/22 por Andrea Pinto

Economia Concertação Social

O primeiro-ministro afirmou, esta segunda-feira, que o posicionamento da CGTP-IN contra qualquer compromisso no âmbito da concertação social é uma das suas grandes frustrações políticas, considerando que essa atuação da central sindical tem "desequilibrado brutalmente" as relações laborais.

A CGTP esteve hoje reunida com António Costa, em sede de Concertação Social, e no final reagiu às afirmações do socialista.

"A CGTP enquanto organização que representa trabalhadores é sempre a primeira  a estar disponível para assinar acordos", afirmou Andrea Araújo, Membro da Comissão Executiva da CGTP-IN, ressalvando que para isso é necessário que o "conteúdo desses acordos" traga vantagens aos trabalhadores. 

"A CGTP assinou diversos acordos e é pena que muitos desses não tenham sido cumpridos", acrescentou, fazendo saber, contudo, que esse não foi um dos temas "em cima da mesa" na reunião com Costa.

Segundo Andrea Araújo, a mensagem deixada durante este encontro foi a necessidade de "romper com a política de baixos salários e, de uma vez por todas, aumentar aquilo que é o Salário Mínimo Nacional", cuja proposta desta organização é o valor de 800 euros.

"É preciso dar passos consistentes para acabar com a guerra e com as sanções a ela relacionadas", afirmou, associando essas duas situações com o facto de os "trabalhadores estarem a ser confrontados com uma situação muito difícil de bens essenciais, que não conseguem adquirir".

A mesma responsável sindical disse que um dos temas discutidos foi a adesão da Ucrânia à União Europeia, defendendo que é preciso "respeitar a vontade do povo da Ucrânia e da Moldávia, que também é candidata" 

António Costa reuniu esta manhã com os parceiros sociais, uma reunião para discutir questões europeias, sobretudo a possível adesão da Ucrânia à União Europeia.

Leia Também: Atuação da CGTP tem "desequilibrado brutalmente" as relações laborais

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório