Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Férias (marcadas) podem ser alteradas pela empresa? E pelo trabalhador?

Saiba o que diz a lei.

Férias (marcadas) podem ser alteradas pela empresa? E pelo trabalhador?
Notícias ao Minuto

09:32 - 21/06/22 por Notícias ao Minuto

Economia Férias

Imagine a seguinte situação: Já marcou as suas férias e as mesmas até se estão a aproximar, mas a sua entidade empregadora pediu-lhe que as alterasse. Será que o pode fazer? E se for o trabalhador a querer mudar os planos? O que diz a lei?

Vamos por partes. Em primeiro lugar vale sublinhar que "razões imperiosas do funcionamento da empresa podem obrigar ao adiamento ou a interrupção das férias, tendo o trabalhador  direito a ser indemnizado pelos prejuízos que comprove ter sofrido com a alteração", de acordo com a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT). 

"A interrupção das férias não pode prejudicar o gozo seguido de metade do período a que o trabalhador tenha direito", explica ainda a ACT, numa resposta às 'Perguntas Frequentes'. 

Acresce ainda que se a "cessação do contrato estiver sujeita a aviso prévio, o empregador pode determinar a antecipação das férias para o momento anterior à data da cessação".

E por motivo relativo ao trabalhador também poderão ser alteradas as férias?

"O gozo das férias não se inicia ou suspende-se quando o trabalhador esteja temporariamente impedido por doença ou outro facto que não lhe seja imputável, desde que haja comunicação do mesmo ao  empregador, prosseguindo após o termo do impedimento, devendo o período correspondente aos dias não gozados ser marcado por acordo ou, na falta deste, pelo empregador, sem sujeição ao período de 1 de maio a 31 de outubro", explica a ACT. 

Além disso, "em caso de impossibilidade, total ou parcial, do gozo de férias por motivo de impedimento do trabalhador, este tem direito à retribuição correspondente ao período de férias não gozado ou ao gozo do mesmo até 30 de abril do ano seguinte e, em qualquer caso, ao respetivo subsídio". 

"A doença é justificada por declaração de estabelecimento hospitalar, centro de saúde ou atestado médico, mas pode ser fiscalizada por médico. Caso o trabalhador se oponha à verificação da situação de doença, sem motivo atendível, determina que a ausência seja considerada injustificável", alerta ainda a ACT.

Leia Também: Estudo: Numa década, salário médio só aumentou para os menos qualificados

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório