Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

EUA. Taxa de desemprego mantém-se em 3,6% pelo 3.º mês consecutivo

A taxa de desemprego nos Estados Unidos manteve-se nos 3,6% em maio, pelo terceiro mês consecutivo, enquanto o número de desempregados se situou em torno dos seis milhões, anunciou, esta sexta-feira, o Departamento de Estatísticas do Trabalho norte-americano.

EUA. Taxa de desemprego mantém-se em 3,6% pelo 3.º mês consecutivo
Notícias ao Minuto

15:30 - 03/06/22 por Lusa

Economia Taxa de desemprego

No mês de maio, foram criados 390 mil postos de trabalho e os setores onde o emprego mais cresceu foram o da hotelaria e lazer, indústria e dos transportes e logística, segundo os dados divulgados por aquela entidade (na sigla em inglês BLS).

No entanto, o setor de comércio a retalho, no mês em apreço, foi um dos que viu serem destruídos empregos.

Segundo os dados oficiais, trata-se do terceiro mês consecutivo em que a taxa de desemprego da maior economia do mundo se manteve nos 3,6%, apesar da previsão de que poderá ainda descer para os 3,5%, a taxa que se registou em fevereiro de 2020 antes da crise económica desencadeada pela pandemia de covid-19.

A taxa de desemprego fixada em fevereiro de 2020 corresponde a um mínimo nos últimos 50 anos.

Os dados do desemprego relativos a maio refletem um "mercado de trabalho robusto", apesar dos receios de que a economia norte-americana entre em recessão devido ao aumento da taxa de juro por parte da Reserva Federal, que está a fazê-lo para controlar o alto nível da inflação.

Com objetivo de moderar e controlar as despesas e reduzir a inflação, a Fed começou a aumentar as taxas de juros em março, pela primeira vez desde 2018, e prevê continuar a aumentá-las gradualmente até que a subida dos preços esteja controlada.

Em maio, a Reserva Federal elevou a taxa de juros oficial em 0,5 pontos percentuais, o maior aumento desde o ano 2000, para entre 0,75% e 1%.

Leia Também: Bielorrússia disponível para dar leite em pó aos EUA

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório