Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

FESAP vai ao Parlamento no dia da aprovação do OE2022

Um conjunto de dirigentes da Federação dos Sindicatos da Administração Pública (FESAP) vai assistir na sexta-feira à aprovação do Orçamento do Estado (OE2022), no parlamento, num protesto simbólico por mais um ano de perda salarial.

FESAP vai ao Parlamento no dia da aprovação do OE2022
Notícias ao Minuto

21:02 - 25/05/22 por Lusa

Economia OE2022

"Vamos fazer um protesto simbólico, assistindo nas galerias da Assembleia da República à votação do OE2022, para mostrar o nosso desconforto por um orçamento a meio tempo que nos conduz a mais um ano de perda salarial", disse o secretário-geral da FESAP, José Abraão, à agência Lusa.

A FESAP reivindica para os funcionários públicos, entre outras coisas, aumentos salariais acima da inflação, dado que os 0,9% aplicados em janeiro nem a inflação cobriram.

Segundo José Abraão, as medidas fiscais previstas no OE2022 também "são muito limitadas", não libertando rendimento para os trabalhadores.

"O Orçamento do Estado devia ter uma política fiscal que não obrigasse milhares de trabalhadores a pagar para trabalhar", disse, referindo a elevada carga fiscal que sobrecarrega os portugueses.

"Nada disto está lá [no OE2022], por isso é evidente que não podemos estar de acordo, nem podemos concordar que os resultados económicos do ano passado vão todos para a redução da divida e do défice. Não é assim que se combate a pobreza laboral", considerou o sindicalista.

José Abraão defendeu que o combate aos baixos salários é responsabilidade do Governo e considerou que existe "margem de manobra para aumentar os salários dos trabalhadores".

Dado que sexta-feira é o dia da votação final global do Orçamento do Estado para 2022, uma delegação de dirigentes da FESAP vai estar nas galerias da Assembleia da República como forma de protesto contra um Orçamento que considera ser "austero e parco em medidas para a Administração Pública".

Para a FESAP, o orçamento para este ano, cuja aprovação está garantida pela maioria de deputados que suporta o Governo, "será executado numa conjuntura de inflação crescente e pouco ou nada avança nas matérias mais relevantes para o futuro dos trabalhadores da Administração Pública e dos próprios serviços públicos, em particular no que respeita a vínculos, carreiras e remunerações".

Leia Também: FESAP reivindica redução do desconto de 3,5 % para ADSE

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório