Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Três vias para garantir a inclusão dos profissionais em teletrabalho

Como podem os líderes evitar desconexões e atender às necessidades dos seus colaboradores à distância? Fique com três ideias.

Três vias para garantir a inclusão dos profissionais em teletrabalho
Notícias ao Minuto

08:32 - 22/05/22 por Notícias ao Minuto

Economia Teletrabalho

A pandemia impulsionou o recurso ao teletrabalho e há empresas que ainda hoje seguem este modelo, mesmo numa altura em que as restrições associadas à pandemia já foram aliviadas.

"O modelo de trabalho híbrido no pós-pandemia tem vindo a ser adotado por inúmeras empresas pois responde não só à necessidade de maior flexibilidade, mas também contribui para limitar o número de pessoas presentes no escritório ao mesmo tempo", refere a Adecco num artigo publicado no seu site sobre o tema. 

Deste modo, a Adecco Portugal destaca os três caminhos a seguir para que o trabalho remoto seja um ganho para ambas as partes - empresas e trabalhadores: 

1. Os líderes precisam de tempo de qualidade com as suas equipas

"Nos tempos em que todos partilhávamos um escritório a toda a hora, as interações informais permitiam a partilha de informação e as relações desenvolviam-se de forma orgânica. Com o trabalho remoto, os líderes têm de organizar o seu tempo para conversas de 'um para um' com cada membro da sua equipa, para debater questões relacionadas com as suas carreiras e até com questões físicas e psicológicas. Estas conversas 'cara a cara' são essenciais para assegurar que cada membro tem tempo semelhante com os seus líderes."

2. As empresas devem reinventar os seus escritórios e a forma como os colaboradores usam o espaço

"Apesar de muitos empregadores terem incentivado o regresso ao escritório dos seus colaboradores, assim que as condições restritivas geradas pela pandemia acalmaram, aspiram agora a acordos híbridos de trabalho. Os mais dinâmicos já estão a mudar o layout e a localização dos seus escritórios de forma a atender às necessidades do trabalho à distância."

3. E que tal um bónus pela resiliência?

"A maior parte dos líderes está consciente do enorme esforço dos seus colaboradores desde o início da pandemia. Pessoas que se mantiveram firmes com as suas empresas, fizeram trabalho extra quando foi preciso e que se adaptam ao trabalho à distância sem interrupções. Se há uma altura ideal para reconhecer o seu contributo, é agora."

Leia Também: Quatro empresas poderão estrear-se este na bolsa de valores de Angola

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório