Lagarde reitera que BCE manterá flexibilidade na política monetária

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, disse hoje que a instituição irá manter a opcionalidade e a flexibilidade na condução da política monetária face à elevada incerteza.

Notícia

© Reuters

Lusa
21/04/2022 17:58 ‧ 21/04/2022 por Lusa

Economia

BCE

"Olhando para o futuro, a nossa política monetária irá depender dos dados recebidos e da nossa avaliação da evolução das perspetivas. Nas atuais condições de alta incerteza, manteremos a opcionalidade, o gradualismo e a flexibilidade na condução da política monetária", afirmou hoje Christine Lagarde, durante uma intervenção no Comité Monetário e Financeiro Internacional, nas reuniões de primavera do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial.

Segundo a responsável pelos destinos da moeda única na zona euro, o BCE irá tomar "todas as medidas necessárias para cumprir" o seu mandato de estabilidade de preços e contribuir para salvaguardar a estabilidade financeira.

"A guerra na Ucrânia também está a criar riscos de repercussões regionais que podem afetar negativamente os mercados financeiros da zona euro", acrescentou.

Para Lagarde, a invasão russa da Ucrânia é um momento decisivo para a Europa, considerando que "viola os princípios fundamentais da paz e segurança internacionais e mina a ordem económica internacional".

"O Conselho do BCE expressa o total apoio ao povo da Ucrânia. A guerra terá um impacto material na atividade económica e na inflação, não apenas na Europa, mas também a nível global", disse.

A presidente do BCE defendeu ainda que perante o atual contexto "a comunicação clara dos principais bancos centrais sobre a sua política monetária e as perspetivas económicas continua a ser importante".

Leia Também: NATO. Suécia quer mudar plano de segurança e eventual pedido de adesão

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas