Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Governo aprova proposta do Orçamento do Estado para 2022

Documento será entregue no Parlamento na quarta-feira.

Governo aprova proposta do Orçamento do Estado para 2022
Notícias ao Minuto

14:41 - 12/04/22 por Notícias ao Minuto com Lusa

Economia OE2022

O Conselho de Ministros aprovou, esta terça-feira, a proposta do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). O documento será entregue na quarta-feira à Assembleia da República.

"O Conselho de Ministros aprovou hoje a proposta de lei do Orçamento do Estado para 2022", pode ler-se no comunicado

A proposta do Governo vai ser entregue na Assembleia da República na quarta-feira, conforme informou fonte do Ministério das Finanças ao Notícias ao Minuto

As linhas gerais da proposta de Orçamento do Estado foram apresentadas na segunda-feira aos partidos com representação parlamentar (PS, PSD, Chega, Iniciativa Liberal, Bloco de Esquerda e PCP) e aos deputados únicos do PAN e Livre pelos ministros das Finanças, Fernando Medina, e Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes.

Ao contrário do habitual, os membros do Governo não prestaram declarações aos jornalistas no final da ronda com os partidos, mas a Iniciativa Liberal fez saber que o executivo socialista projeta já uma inflação de 4% para este ano, mais do que os 2,9% previstos no Programa de Estabilidade.

O PSD disse mesmo que este ano "uma austeridade encapotada" com os aumentos salariais a não compensarem a subida da inflação.

Já o PS responder que introduzir imediatas compensações salariais poderá gerar uma "espiral inflacionista" e que a solução passa por controlar os preços para proteger os rendimentos das famílias.

Ainda em relação ao cenário macroeconómico, o Governo deverá manter a meta do défice de 1,9% e admite-se que poderá baixar a estimativa de 5% para o crescimento económico este ano.

[Notícia atualizada às 15h09]

Leia Também: Siga em direto a conferência de imprensa de Nélson Veríssimo e Everton

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório