Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Este livro ensina empreendedores a lançarem um negócio (sem desculpas)

'Empreender sem desculpas' é o novo livro de Ana Cristina Rosa e faz um "convite a todos os empreendedores", bem como aos "que sonham vir a sê-lo".

Este livro ensina empreendedores a lançarem um negócio (sem desculpas)
Notícias ao Minuto

08:59 - 14/04/22 por Beatriz Vasconcelos

Economia Ana Cristina Rosa

Tem uma ideia de negócio, mas ainda não decidiu avançar? 'Empreender sem desculpas' é o primeiro livro de Ana Cristina Rosa, especialista em empreendedorismo, que se apresenta como um guia dirigido a todos os que queiram iniciar-se neste mundo, mas precisam de um impulso.

Na prática, a obra, que já está nas livrarias, faz um "convite a todos os empreendedores e a todos aqueles que sonham vir a sê-lo", disse Ana Cristina Rosa em declarações ao Notícias ao Minuto

"É um relato na primeira pessoa dos desafios de empreender, mas ao mesmo tempo de todas as recompensas de fazermos aquilo que nos apaixona. Por isso, diria que é um livro para todos os que têm sonhos e querem deixar-se de desculpas para fazer acontecer", acrescentou. 

No livro, a autora apresenta "10 comportamentos empreendedores que sabotam o processo de empreender", mas "para cada um desses 10 apresento uma solução de comportamento de sucesso".

"Por exemplo, o empreendedor influente que vem tirar o lugar ao empreendedor solitário, ao começar a trazer para junto de si as pessoas certas. Por sua vez, o empreendedor com foco passa a conseguir implementar as suas ideias. Ou o empreendedor líder que começa a criar uma equipa poderosa que o ajuda a crescer e o empreendedor rico que começa finalmente a ver os frutos de todo o seu trabalho", referiu Ana Cristina Rosa.

Notícias ao MinutoLivro foi apresentado no dia 9 de abril na livraria Ler Devagar, no LX Factory, em Lisboa© 'Empreender sem desculpas'

Qual é o perfil do empreendedor com mais sucesso? "Não há um que tenha mais ou menos sucesso, todos são importantes e o facto de passarmos por todos eles permite-nos, enquanto empreendedores, crescer e alcançar cada vez mais resultados", explica a autora.

Questionada sobre os obstáculos ao empreendedorismo no nosso país, Ana Cristina Rosa considera que ficar à espera de apoios - sejam eles do Estado ou de outras entidades - não é um "requisito para começar" e justifica: "Hoje, é possível começar negócios com um computador e uma ligação à internet e com o dinheiro gerado investir em outras infraestruturas de negócio mais robustas."

São cada vez mais as mulheres que criam os seus próprios negócios

No final do mês passado, o Índice Mastercard de Mulheres Empreendedoras (MIWE) revelou que Portugal é o 6.º país no mundo com mais mulheres empresárias (32,2%), à frente de países como a Espanha, a Itália ou a Irlanda. Ana Cristina Rosa diz que a sua experiência comprova isto mesmo: 

"São cada vez mais as mulheres que criam os seus próprios negócios. A principal motivação é, sem  dúvida, a vontade de criar um negócio próprio aliado a uma paixão que ao mesmo tempo permita ter uma  maior liberdade de tempo e dinheiro para conciliar com a vida familiar", afirmou. 

E acrescentou: "Nos meus programas online de mentoria de negócios tenho atualmente 750 empreendedores, sendo que, destes, cerca de 95% são mulheres. Além disso, faço parte, como coordenadora regional, da Comunidade Mulheres à Obra, um grupo com mais de 150 mil mulheres empreendedoras que cresce diariamente."

Leia Também: Inflação atinge 8,5% em março nos EUA, a mais alta desde dezembro de 1981

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório