Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 21º

Gás. Itália visa acordo com a Argélia para reduzir dependência da Rússia

A Argélia é já o segundo maior fornecedor de gás de Itália.

Gás. Itália visa acordo com a Argélia para reduzir dependência da Rússia
Notícias ao Minuto

15:53 - 09/04/22 por Notícias ao Minuto

Economia Rússia/Ucrânia

O primeiro-ministro italiano, Mario Draghi, visitará a Argélia na segunda-feira, para assinar um acordo que pretende aumentar as importações de gás proveniente desse mesmo país do Norte de África, revelaram duas fontes à Reuters. A notícia surge numa altura em que Roma intensifica os esforços para explorar fluxos energéticos alternativos à Rússia.

Draghi estará presente na Argélia acompanhado de uma delegação que contará com a presença do dirigente do grupo energético italiano Eni (ENI.MI), o ministro dos Negócios Estrangeiros, Luigi Di Maio, e o ministro da Transição Energética, Roberto Cingolani, informou uma fonte governamental.

A fonte disse que o acordo incluiria também coinvestimentos em projetos de energias renováveis.

Itália tem vindo, nas últimas semanas a tentar diversificar as suas fontes energéticas, à medida que o conflito em território ucraniano se tem vindo a intensificar. Isto porque, até ao momento, cerca de 40% das suas importações de gás provinham, precisamente, da Rússia.

No início desta semana, o ministro da Transição Energética de Itália tinha adiantado que o país estava em conversações com outros sete Estados com o intuito de assegurar um maior fornecimento de gás - esclarecendo que algumas das negociações estavam mesmo "numa fase muito avançada".

A Argélia é, atualmente, o segundo maior fornecedor de gás de Itália. É através do gasoduto Transmed que é feito tal abastecimento, que acontece já desde 1983. Tem uma capacidade diária de mais de 110 milhões de metros cúbicos, mas atualmente transporta menos de 60 - havendo, por isso, capacidade para aumentar o fornecimento.

Leia Também: Rússia realiza novos exercícios militares em Kaliningrado 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório