Meteorologia

  • 03 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 10º MÁX 19º

Viana do Castelo estuda viabilidade de acesso ferroviário ao porto de mar

A Câmara de Viana do Castelo aprovou hoje, com a abstenção do dois vereadores do PSD, estabelecer um protocolo com a administração do porto de mar, para aferir da viabilidade de construção de um acesso ferroviário àquela infraestrutura.

Viana do Castelo estuda viabilidade de acesso ferroviário ao porto de mar
Notícias ao Minuto

16:43 - 05/04/22 por Lusa

Economia Viana do Castelo

"A Agenda do Mar 2030 identificou a necessidade de realizar um estudo prévio que explore as possibilidades de conexão ferroviária entre o porto de Viana do Castelo e um porto seco, num raio de distância a rondar os 10 quilómetros, num contexto que gerará maior otimização dos grandes investimentos em Viana do Castelo", refere a proposta apresentada pelo presidente da câmara, Luís Nobre, na reunião ordinária do executivo.

Segundo o socialista, a elaboração do estudo, que deverá estar pronto dentro de seis meses, vem no seguimento daquele "instrumento estratégico para o mar que envolveu a participação de mais de 50 parceiros e agentes locais de todas as áreas e em que ficou clara, dada a existência de um porto de mar, a necessidade de clarificar um perfil adequado para a sua potenciação".

"Nas oportunidades identificadas incluem-se, eventualmente, elementos-chave das cadeias logísticas e de transporte, tais como acessibilidades ferroviárias, porto seco, polo logístico intermodal, promoção da transição energética rumo à neutralidade carbónica, entreposto aduaneiro, capacidade de acolhimento de carga contentorizada e carga 'ro-ro'", destaca a proposta.

O estudo prévio para o desenvolvimento do porto de Viana do Castelo, de acordo com o protocolo a firmar entre o município e a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana (APDL), refere que aquele trabalho "terá o valor máximo previsto de 40 mil euros, ao qual acresce o valor do IVA, e será pago em partes iguais pelas entidades signatárias do presente protocolo".

"A articulação do porto com a ferrovia foi sempre um ponto muito discutido. Há quem a defenda, há quem seja contra. Uma coisa é certa. Hoje, definir-se a estratégia de um porto entronca com dinâmicas que, no passado, não existiam. Nomeadamente a lógica intermodal. É uma realidade que é preciso aprofundar e é isso que se pretende com este estudo, partilhando os seus custos", destacou durante a apresentação daquele ponto da ordem de trabalho.

Luís Nobre sublinhou que esta questão "é emergente, mas que tem de ser feita com o devido tempo, sem andar em correrias".

"Se chegarmos à conclusão que representa um grande investimento, se não for identificado até ao final desde ano, dificilmente será enquadrado no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e também perdemos o barco do programa Portugal 2030", realçou.

O vereador do PSD, Eduardo Teixeira, justificou a abstenção por não concordar que metade do custo do estudo seja suportada pela Câmara de Viana do Castelo.

"Todos os estudos são bem-vindos, o que não me parece tão correto assim é que a câmara tenha de pagar 20 mil euros, um dos pressupostos dos considerandos do protocolo. A câmara preside à assembleia geral da Comunidade Portuária, não tem de pagar este estudo", sublinhou Eduardo Teixeira, que defendeu ainda ser um "assunto fraturante" que merece "forte ponderação".

Na resposta o autarca socialista disse que a autarquia "quer estar neste processo, ser elemento ativo e decidir".

Já a vereadora do CDS-PP, Ilda Araújo Novo, que inicialmente levantou algumas reservas em votar favoravelmente, acabou por fazê-lo pelo facto do presidente da Câmara ter aceitado incluir nos considerandos do protocolo os objetivos do estudo prévio.

A vereadora da CDU, Cláudia Marinho referiu que nesse estudo a elaborar "devem ser ouvidos os agentes económicos, Juntas de Freguesia situadas na envolvência do porto de mar, associação de moradores e a Associação Portuguesa do Ambiente (APA)".

Leia Também: Quota individual da pesca de espadarte com acréscimos este ano

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório