Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

EDP consegue direito de ligação à rede no leilão de solar flutuante

Direito de ligação à rede de eletricidade para uma capacidade de 70 MVAs no Alqueva aplica-se por um período de 15 anos.

EDP consegue direito de ligação à rede no leilão de solar flutuante
Notícias ao Minuto

07:43 - 05/04/22 por Notícias ao Minuto

Economia EDP

A EDP - Energias de Portugal anunciou, esta terça-feira, que obteve o direito de ligação à rede de eletricidade para uma capacidade de 70 MVAs no Alqueva, no leilão de solar flutuante em Portugal, anunciou a elétrica, em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). 

"A EDP – Energias de Portugal, através da sua subsidiária EDP Renováveis, detida em 74,98%, obteve o direito de ligação à rede de eletricidade para uma capacidade de 70 MVAs no Alqueva, no leilão de solar flutuante em Portugal, com um CfD (contrato por diferenças) de -€4/MWh por um período de 15 anos", pode ler-se no comunicado

A empresa "espera que a capacidade de ligação à rede atribuída neste processo, permita instalar até 154 MW de energias renováveis incluindo 70 MW de solar PV flutuante sujeitos ao CfD acima referido e, adicionalmente, 14 MW de sobreequipamento solar e hibridização de 70 MW de capacidade eólica, ambos excluídos do CfD". 

"Este projeto tem data de entrada em operação prevista para 2025, sendo um exemplo claro da criação de valor através da hibridização de tecnologias renováveis e da otimização da capacidade de ligação à rede elétrica", sublinha ainda a elétrica. 

O leilão de 263 megawatts (MW) para instalação e exploração de centrais fotovoltaicas em sete barragens do país, cujo prazo para apresentação de propostas terminou a 2 de março, decorreu na segunda-feira.

O Governo decidiu leiloar a exploração de 263 MW de energia solar em sete barragens do país, dos quais 100 MW em Alqueva, o "maior projeto de solar flutuante no mundo", segundo o secretário de Estado da Energia, João Galamba.

Leia Também: Hoje é notícia: Clara de Sousa ameaçada com martelo; Lares violam lei   

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório