Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

Governo leiloa hoje exploração de 263 MW de solar em sete barragens

O leilão de 263 megawatts (MW) para instalação e exploração de centrais fotovoltaicas em sete barragens do país, cujo prazo para apresentação de propostas terminou em 02 de março, decorre hoje.

Governo leiloa hoje exploração de 263 MW de solar em sete barragens
Notícias ao Minuto

06:32 - 04/04/22 por Lusa

Economia Barragens

De acordo com o ex-ministro do Ambiente e Ação Climática, João Matos Fernandes, entretanto substituído no cargo por Duarte Cordeiro, o leilão teve "12 concorrentes aos sete lotes".

Segundo o calendário enviado à Lusa, os concorrentes serão notificados dos resultados do leilão na terça-feira, seguindo-se um período de audiência prévia.

Os resultados finais deverão ser publicados no dia 19 de abril, no portal para candidaturas e no 'site' da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), e as notificações aos adjudicantes no dia 27 deste mês.

O Governo decidiu leiloar a exploração de 263 megawatts (MW) de energia solar em sete barragens do país, dos quais 100 MW em Alqueva, o "maior projeto de solar flutuante no mundo", segundo o secretário de Estado da Energia, João Galamba.

Segundo o despacho publicado, na região hidrográfica do Tejo, serão leiloados, 50 MW em Castelo de Bode e 33 MW no Cabril, e na região Norte serão leiloados 42 MW no Alto Rabagão, 17 MW em Vilar-Tabuaço, 13 MW em Paradela e 8 MW em Salamonde.

Segundo o então ministro do Ambiente, que falou aos jornalistas à margem da apresentação do concurso, os próximos leilões ainda não têm data definida, mas o Governo apontava para que o seguinte ocorra em finais de 2022.

João Matos Fernandes esclareceu ainda que o título dominial dos leilões "é por 30 anos", e que por isso "a produção pode acontecer durante 30 anos", mas o contrato do leilão "é por 15 anos".

"Quem concorrer, durante 15 [anos] produz eletricidade nas condições que resultarem do leilão. Depois tem os outros 15 anos para produzir em regime de mercado normal", adiantou.

Leia Também: Chuva no Algarve boa na agricultura mas pouco significante nas barragens

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório