Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
10º
MIN 10º MÁX 17º

Já mais de 450 mil portugueses entregaram o IRS

Segundo o Governo, mais de metade das submissões foram feitas através do IRS Automático.

Já mais de 450 mil portugueses entregaram o IRS
Notícias ao Minuto

20:05 - 01/04/22 por Notícias ao Minuto e com Lusa

Economia IRS

No primeiro dia em que foi possível entregar a declaração do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS), foram entregues até ás 18h desta sexta-feira cerca de 456,4 mil declarações.

Em comunicado, o ministério das Finanças dá conta que mais de metade (54%) foi submetida "através do IRS Automático", uma opção disponível através do Portal das Finanças.

Além disso, foram efetuadas cerca de 15 mil chamadas para o Centro de Atendimento Telefónico da Autoridade Tributária e Aduaneira, com o Governo a dizer que 95% das chamadas foram atendidas, "tendo-se verificado um tempo médio de espera de 37 segundos".

Apesar da 'pressa' de algumas pessoas em entregarem a sua declaração, a bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC), Paula Franco, recomendou que os contribuintes aguardem alguns dias antes de submeterem a declaração.

"Recomenda-se que os contribuintes aguardem uns dias, pois nos anos anteriores verificaram-se erros de validação na aplicação informática que só foram detetados após o início da campanha", disse, respondendo ao Notícias ao Minuto.

Os contribuintes têm até ao dia 30 de junho para entregar a sua declaração de rendimentos. Pode ler o nosso guia sobre como entregar o seu IRS aqui.

Ao contrário do que tem sucedido em anos anteriores, desta vez não se registaram alterações em relação ao tipo de contribuintes abrangidos pelo IRS automático, o que faz com que, segundo o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, haja cerca de três milhões abrangidos por esta funcionalidade.

À Lusa, António Mendonça Mendes afirmou que a expectativa é que o prazo médio para o processamento do reembolso ronde este ano os 17 dias, tudo apontando para que os primeiros processamentos aconteçam ainda na primeira quinzena de abril.

Leia Também: Guia para entregar o IRS: 10 questões sobre o preenchimento da declaração

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório