"Empresas devem controlar acesso a dispositivos pessoais"

Um especialista salienta, em entrevista ao Jornal de Negócios, a necessidade de as empresas controlarem os dispositivos pessoais que os funcionários usam para exercer funções laborais, de forma a preservar a privacidade e a impedir que haja perdas de produtividade. Isto numa altura em que o fenómeno 'BYOD' (uso de aparelhos pessoais para trabalhar) se tem vindo a implementar.

China destrona EUA como principal mercado de computadores

© Reuters

Notícias Ao Minuto
31/03/2014 11:59 ‧ 31/03/2014 por Notícias Ao Minuto

Economia

Especialista

O engenheiro de sistemas da Fortinet Portugal considera que “é importante para as empresas implementar mecanismos de proteção e controlo dos acessos” a dispositivos pessoais para realização de funções laborais.

“Se por um lado os trabalhadores passam a estar sempre contactáveis, também é verdade que a falta de controlo nos dispositivos pessoais pode levar facilmente à utilização muitas vezes abusiva dos recursos disponibilizados aos trabalhadores”, disse Hugo Pernicha, em entrevista ao Jornal de Negócios.

“Os principais problemas neste tipo de cenários são a ausência de controlo do dispositivo e da informação nele contida, o elevado consumo de largura de banda, perda de produtividade, perda de informação e a maior possibilidade de o dispositivo ser alvo de ataques informáticos”, explicou o responsável, que entende que “é vital para as empresas perceberem quem, como e de onde acedem à sua informação digital”.

O especialista destaca, desta feita, os resultados de um estudo que mostra que “mais de 55% dos inquiridos já foi alvo de um ataque nos seus computadores” e que grande parte deles não informa a entidade empregadora do sucedido.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas