Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

IRS: Consulte as despesas dedutíveis (e reclame se não concordar)

Até ao final do mês está disponível a consulta das despesas para dedução à coleta no âmbito do IRS. Verifique os montantes e, em caso de erro ou desconformidade, reclame.

IRS: Consulte as despesas dedutíveis (e reclame se não concordar)
Notícias ao Minuto

07:50 - 24/03/22 por Notícias ao Minuto

Economia IRS

Até ao final do mês, os contribuintes podem consultar no Portal das Finanças o quadro resumo com as despesas dedutíveis em IRS. Se não concordar com algum valor ou detetar um erro pode apresentar uma reclamação à Autoridade Tributária (AT). 

"Está disponível a consulta das despesas para dedução à coleta. Verifique os montantes comunicados à AT, incluindo as taxas moderadoras, as rendas de casa ou os juros de crédito à habitação e as propinas", refere a AT, num post publicado na rede social Facebook. 

O que deve fazer no Portal das Finanças? 

  • Verifique, por cada titular de despesas (incluindo os dependentes), e por setor de despesas dedutíveis, as despesas que serão consideradas para dedução à coleta do IRS, dentro dos limites e regras legais;
  • Reclame, caso detete alguma omissão ou inexatidão nas despesas ou no seu cálculo, relativamente aos gastos gerais familiares e às despesas com direito à dedução do IVA pela exigência de fatura apurados pela AT.

"Quanto às restantes - despesas de saúde e de formação e educação, encargos com imóveis e encargos com lares - em alternativa aos valores comunicados à AT, pode declarar os respetivos montantes no quadro 6C1 do anexo H da modelo 3 do IRS, relativamente a todas essas despesas e a todos os elementos do agregado familiar", explica a AT, num folheto informativo sobre o IRS. 

Vai reclamar? 

"Se reclamar antes da liquidação do IRS tenha em conta que a reclamação não suspende os prazos que estão previstos para entregar a declaração anual do IRS ou para liquidar e pagar o imposto que lhe for apurado", pode ainda ler-se no documento do Fisco. 

As reclamações podem ser apresentadas através deste link.

Leia Também: Porto vai ter um novo parque urbano. Construção arranca no próximo ano

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório