Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

IRS. Caso detete um erro nas deduções, saiba que pode reclamar ao Fisco

Caso detete alguma omissão ou desconformidade nas despesas ou no seu cálculo, relativamente aos gastos gerais e familiares e ao IVA pela exigência de fatura, pode fazer uma reclamação à AT.

IRS. Caso detete um erro nas deduções, saiba que pode reclamar ao Fisco
Notícias ao Minuto

10:47 - 10/03/22 por Notícias ao Minuto

Economia IRS

Depois de validadas as faturas para efeitos do IRS, entre 16​​ e 31 de março os contribuintes devem consultar, no Portal das Finanças, as despesas para dedução à coleta. Caso não concordem com alguma coisa ou detetem alguma irregularidade é possível apresentar uma reclamação à Autoridade Tributária (AT). 

"Caso detete alguma omissão ou desconformidade nas despesas ou no seu cálculo, relativamente aos gastos gerais e familiares e ao IVA pela exigência de fatura, faça uma reclamação", pode ler-se num post publicado pela AT na rede social Facebook. 

As reclamações podem ser apresentadas através deste link.

As Finanças notam, contudo, que "o valor a indicar no campo Valor Reclamado, é obrigatoriamente a soma do valor já reconhecido pela AT, mais o valor que o contribuinte pretende ver reconhecido".

Por exemplo, se o valor apurado pela AT for de 100 euros e o contribuinte pretende ver incluída uma fatura que tem na sua posse, a qual preenche os requisitos legais, no valor de 500 euros, o valor que tem que constar obrigatoriamente no campo Valor Reclamado é de 600 euros, explica a AT.

As Finanças lembram, numa nota publicada no Portal das Finanças, que "quer para consultar quer para reclamar deve fazê-lo, individualmente, por cada titular de despesas, incluindo os dependentes, no portal das finanças mediante autenticação com o número de identificação fiscal (NIF) e a respetiva senha de acesso".

"Se reclamar tenha em conta que a reclamação não suspende os prazos que estão previstos para entregar a declaração anual do IRS ou para liquidar e pagar o imposto que lhe for apurado", pode ainda ler-se. 

Pode consultar mais informação sobre os prazos a cumprir para a entrega do IRS, aqui

Leia Também: Maioria dos casais opta por ser tributado em conjunto no IRS

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório