Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

IRS. Estes são (todos) os prazos que deve ter em atenção este ano

Fique a par de todos os prazos do IRS para este ano e saiba ainda como recuperar os seus dados de acesso ao Portal das Finanças.

IRS. Estes são (todos) os prazos que deve ter em atenção este ano
Notícias ao Minuto

09:00 - 18/01/22 por Notícias ao Minuto

Economia IRS

Aproxima-se mais um período de entrega do IRS, referente ao ano passado, e há um conjunto de datas às quais deve estar atento. A Autoridade Tributária (AT) já divulgou quais os prazos mais importantes. Conheça-os aqui. 

Até 15 de fevereiro - Consulta e atualização, no Portal das Finanças, dos dados relativos à composição do agregado familiar e outros elementos pessoais relevantes

Deste modo, os contribuintes que registaram alterações no seu agregado familiar no ano passado têm de atualizar as informações. O nascimento de um filho ou um divórcio são alterações que devem ser comunicadas. 

Até 25 de fevereiro - Consulta, registo e/ou confirmação das faturas de todos os membros do agregado familiar e eventual afetação a atividade comercial/profissional. Este passo, à semelhança dos anos anteriores, deve ser feito no e-fatura. 

Até 15 de março - Disponibilização, no Portal das Finanças, dos montantes das despesas consideradas para efeitos de dedução à coleta de 2021 e das despesas e encargos afetos à atividade.

Até 31 de março - Consultar, no Portal das Finanças, as despesas gerais e as despesas com direito à dedução do IVA que foram comunicadas à AT. Reclame, se houver diferenças ou irregularidades. 

Também até esta data poderá comunicar a entidade à qual pretende consignar o IRS, o IVA ou ambos. 

De 1 de abril a 30 de junho - Confirmação do IRS Automático ou entrega da declaração Modelo 3. 

Como recuperar os dados de acesso ao Portal das Finanças?

A senha de acesso ao Portal das Finanças de todos os elementos do agregado familiar é essencial para o cumprimento das obrigações fiscais. Caso não se recorde da mesma, pode recuperá-la, acedendo ao Portal das Finanças e seguindo os seguintes passos: 

Serviços Tributários > Cidadãos > Consultar > Situação Cadastral Actual > Dados gerais > Recuperar Senha, respondendo à questão de segurança que lhe é formulada.

"Com a aceitação deste novo pedido, a senha anterior é cancelada de imediato, sendo-lhe remetida para o seu domicílio fiscal uma carta com a nova senha, no prazo médio de cinco dias úteis", de acordo com a informação disponibilizada no Portal das Finanças

Também poderá recuperar a senha por SMS, mas "esta opção só se encontra disponível se o seu número de telemóvel estiver fiabilizado no Portal das Finanças". 

Se ainda não tem os referidos acessos, consulte este guia e saiba como os pode solicitar. 

Leia Também: IRS. Reformados com aumento dizem receber menos por subida no escalão

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório