Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
10º
MIN 10º MÁX 17º

Condomínios vão receber apoio para carregadores de veículos elétricos

Esta é uma das medidas anunciadas hoje pelo Ministério do Ambiente, a par do lançamento de um projeto-piloto para ajudar à compra de viaturas elétricas de mobilidade suave como trotinetas, patins, skates, hoverboards, monowheel, triciclos e quadriciclos.

Condomínios vão receber apoio para carregadores de veículos elétricos
Notícias ao Minuto

11:23 - 23/03/22 por Notícias ao Minuto

Economia Elétricos

Os condomínios vão receber um apoio para carregadores de veículos elétricos, anunciou o Ministério do Ambiente, esta quarta-feira, revelando também que será lançado um projeto-piloto para ajudar à compra de viaturas elétricas de mobilidade suave como trotinetas, patins, skates, hoverboards, monowheel, triciclos e quadriciclos.

"As candidaturas podem ser efetuadas por moradores em edifícios em propriedade horizontal de três formas distintas (morador individual em condomínio; grupos de condóminos e administrações de condomínio). O apoio a conceder é de 80% por lugar de estacionamento (com um máximo de 800 euros por lugar) para aquisição de carregador com ligação à Mobi.E, aos quais podem acrescentar-se 80% para instalação elétrica (com um máximo de mil euros por lugar)", explica a tutela, em comunicado enviado às redações. 

"Está ainda incluída a oferta de ligação à Mobi.E, por dois anos, para permitir a separação da contagem de eletricidade para carregamento da contagem das partes comuns do edifício. Nesta tipologia são disponibilizados 500 mil euros, o que poderá corresponder a 277 apoios", pode ler-se. 

O Governo explica que o apoio para a aquisição de veículos de passageiros elétricos por pessoas singulares aumentou de três para quatro mil euros, "mantendo-se o limite de um incentivo por candidato e exclusivo para pessoas singulares, tal como em 2021".

Para os veículos ligeiros de mercadorias 100% elétricos, o valor do apoio mantém-se nos seis mil euros por viatura.

"Nas bicicletas de carga, com ou sem assistência elétrica, o apoio foi revisto em alta. Traduz-se agora em 50% do valor de aquisição do veículo, até ao máximo de 1.500 euros, no caso de bicicletas de carga com assistência elétrica, ou de mil euros, no caso de bicicletas de carga sem assistência elétrica", sublinha o Executivo. 

As bicicletas elétricas de uso citadino passam a contar com um apoio de 500 euros, o que representa um aumento de 150 euros face a 2021, aumentando igualmente o montante disponível para esta categoria, que poderá alcançar, no mínimo, 4.550 apoios.

Nas bicicletas convencionais mantém-se o apoio de 100 euros, mas subiu o valor disponível para esta tipologia, podendo chegar às 1.500 unidades. 

O Fundo Ambiental, criado pelo Ministério do Ambiente e da Ação Climática, apoia com 10 milhões de euros a aquisição de veículos elétricos e de mobilidade suave.

Leia Também: Um em cada 10 independentes só teve um cliente no último ano

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório