Portugal tem a força de trabalho menos qualificada da Europa, segundo um estudo da Randstad Research, sobre dados do primeiro trimestre.
"Entre os dados da análise, destaca-se um facto que coloca Portugal no topo de um ranking europeu desafiante: 31,5% dos profissionais empregados têm apenas o ensino básico ou secundário obrigatório, uma proporção que dobra a média da União Europeia (15,7%)", pode ler-se num comunicado.
A análise da Randstad, "com base nos dados mais recentes do Eurostat, revela ainda que Portugal está acima de países como Espanha (28,8%), Itália (26,1%) e Malta (25,5%), sendo o país da UE com maior percentagem de trabalhadores com baixo nível de qualificação".
O estudo lembra que a "população ativa aumentou em 30 mil pessoas durante o primeiro trimestre de 2025, superando os 5,54 milhões de ativos pela primeira vez (máximo valor histórico)".
"Deste universo, 33,6% das pessoas ativas têm o ensino superior, 0,4 pontos abaixo daquelas com ensino secundário. Apesar disso, a sua taxa de atividade é a mais alta, e chega aos 83,6%", pode ler-se.
Leia Também: Se houver ataque a instalações nucleares, Irão irá responsabilizar EUA