Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Uber perde 500 milhões de dólares em 2021

A multinacional norte-americana de transporte Uber anunciou quarta-feira um prejuízo no exercício de 2021 de 496 milhões de dólares (434 milhões de euros), quase 14 vezes inferior ao obtido um ano antes.

Uber perde 500 milhões de dólares em 2021
Notícias ao Minuto

07:24 - 10/02/22 por Lusa

Economia Uber

Com efeito, a empresa baseada em San Francisco, no Estado da Califórnia, tinha perdido 6,768 mil milhões de dólares em 2020.

Desde que saiu de bolsa, em 2019, a Uber praticamente só tem apresentado prejuízos nos seus relatórios e contas trimestrais, mas o seu administrador-delegado, Dara Khosrowshahi, mantém que a empresa está na via adequada para começar a apresentar lucros de forma consistente.

Nos 12 meses de 2021, a Uber aumentou de forma significativa as suas receitas, dos 11,1 milhões de 2020 para 17,5 mil milhões.

O que está a ser o principal escolho é a estreita ligação entre receitas e custos, uma vez que os custos sobre sempre que a faturação aumenta, especialmente em pagamentos a motoristas, descontos e 'marketing'.

Em 2021, em contexto de recuperação económica, depois da contenção generalizada e demais condicionamentos socioeconómicos, por causa da pandemia, as viagens na Uber subiram 27%, para 6,4 mil milhões.

Das grandes áreas de negócio da Uber, a do transporte de passageiros é a que mais está a crescer (67% entre setembro e dezembro), e volta a aproximar-se, tanto na quantidade de viagens como no volume de faturação, do serviço que foi o grande beneficiado durante a pandemia: o do transporte de comida ao domicílio, através da Uber Eats.

O negócio de transporte de pessoas tem sido a principal fonte de faturação da empresa, mas com a pandemia implodiu e foi superado pelo da entrega de comida ao domicílio.

Uma terceira linha de negócio, a da entrega de encomendas, está com um forte ritmo de crescimento (245% no último trimestre de 2021), mas o seu volume total continua muito inferior ao das outras duas.

No total, a Uber conta com 118 milhões de utilizadores recorrem aos seus serviços pelo menos uma vez por mês.

Os números apresentados pela Uber saíram melhor do que o esperado pelos analistas, o eu se refletiu na valorização das ações em 6,99% nas operações eletrónicas posteriores ao encerramento da bolsa nova-iorquina.

Leia Também: História da Uber terá direito a filme. Veja o trailer

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório