Bolsas europeias mistas com juros das dívidas soberanas a dispararem

As principais bolsas europeias negociavam hoje mistas, com o preço do petróleo a cair ligeiramente, mas em máximos desde 2014, e os juros das dívidas soberanas a dispararem para máximos desde a primavera de 2020.

Notícia

© iStock

Lusa
07/02/2022 09:18 ‧ 07/02/2022 por Lusa

Economia

Mercados

 

Cerca das 08:50 em Lisboa, o EuroStoxx 600 recuava 0,04% para 461,95 pontos.

As bolsas de Londres, Madrid e Milão recuavam 0,06%, 0,39% e 0,62%, enquanto as de Paris e Frankfurt valorizavam-se 0,22% e 0,04%, respetivamente.

Depois de abrir em alta, a Bolsa de Lisboa mantinha a tendência, estando cerca das 08:50 o principal índice, o PSI20, a subir 0,48% para 5.632,58 pontos.

Sem referências macroeconómicas de maior relevância, os investidores aguardam hoje o índice Sentix de confiança do consumidor da zona euro e o índice da produção industrial da Alemanha.

Entretanto, os investidores também vão estar atentos à participação da presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, num debate com a comissão de Assuntos Económicos do Parlamento Europeu dias depois de ter deixado a porta aberta para uma subida das taxas de juro já durante este ano.

Na sequência da reunião do Conselho de Governadores e de uma subida da inflação homóloga 'flash' da zona euro para 5,1% em janeiro, o BCE admitiu na passada quinta-feira endurecer a política monetária este ano com subidas das taxas de juro.

Também na quinta-feira, o Banco de Inglaterra (BoE) subiu, pela segunda vez em dois meses, a taxa de juro de 0,25% para 0,5%.

O conflito entre Moscovo e Kiev continua a preocupar os investidores.

A bolsa de Nova Iorque terminou mista na sexta-feira, com o Dow Jones a cair 0,06% para 35.089,74 pontos, contra o máximo desde que foi criado em 1896, de 36.799,65 pontos, registado em 04 de janeiro.

O Nasdaq fechou a valorizar-se 1,58%, para 14.098,01 pontos, contra o atual máximo, de 16.057,44 pontos, verificado em 16 de novembro.

A nível cambial, o euro abriu em baixa no mercado de câmbios de Frankfurt, a cotar-se a 1,1434 dólares, contra 1,1449 dólares na sexta-feira.

O barril de petróleo Brent para entrega em abril abriu em baixa no Intercontinental Exchange Futures (ICE) de Londres, mas a cotar-se a 92,75 dólares, contra 93,27 dólares na sexta-feira.

Leia Também: PSI20 abre a subir 0,75%

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas