Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Acesso ao 5G "pode representar um custo adicional" para os consumidores

A maioria das operadoras de telecomunicações ofereceu o acesso ao 5G numa primeira fase, mas provavelmente os consumidores terão de pagar para continuar a aceder à quinta geração móvel.

Acesso ao 5G "pode representar um custo adicional" para os consumidores
Notícias ao Minuto

08:33 - 01/02/22 por Notícias ao Minuto

Economia 5G

A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) alerta que o acesso à nova tecnologia 5G pode representar um custo adicional para os clientes, numa altura em que a rede ainda não cobre todo o país. 

"A quinta geração móvel (5G) já chegou a Portugal e promete maior velocidade e capacidade de rede. A rede instalada ainda é muito limitada e não cobre todo o país, mas o acesso à tecnologia pode representar um custo adicional de cinco euros por mês para os consumidores", diz a associação numa nota publicada no seu site

A DECO recorda que as operadoras de telecomunicações disponibilizaram o acesso ao 5G aos seus clientes no final do ano passado. "A NOS, a Vodafone e a MEO ofereceram acesso sem custos adicionais à tecnologia até ao dia 31 de janeiro de 2022 para todos os seus tarifários", adianta a associação.

"Contudo, depois dessa data, na maioria dos casos, os consumidores terão de passar a pagar cinco euros por mês se quiserem manter o acesso ao 5G", lembra a associação. 

Ainda assim, o ECO noticiou, na segunda-feira, que a Meo, a Nos e a Vodafone decidiram manter o 5G aberto a todos os clientes até ao dia 31 de março

A DECO não concorda com esta cobrança, uma vez que o acesso ao 5G ainda tem limitações: 

"Por ser tão recente, e ter ainda pouca cobertura no território nacional, não compreendemos o custo adicional aplicado pelos operadores de telecomunicações em alguns tarifários para a utilização da tecnologia 5G, sobretudo nos pacotes com menos de 10 GB de internet", pode ler-se. 

Os consumidores serão obrigados a mudar para o 5G?

Segundo a DECO, as redes 4G, 3G e 2G continuarão a funcionar em simultâneo com a rede 5G, o que significa que os consumidores não serão obrigados a usar a nova tecnologia.

"A maioria dos telemóveis liga-se automaticamente à rede que oferece o melhor desempenho no local onde se encontra, escolhendo entre as redes compatíveis com o equipamento", adianta a associação. 

Leia Também: Testes à Covid-19 em Lisboa? Saiba onde os poderá realizar

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório