Empresas alemãs "menos dispostas a contratar novo pessoal", em janeiro

As empresas alemãs estavam menos dispostas a contratar novo pessoal em janeiro, estando as do setor da hotelaria e de organização de eventos, em particular, a planear reduzir, e não expandir, o número de efetivos, anunciou hoje o ifo.

Hotelaria

© shutterstock

Lusa
27/01/2022 11:11 ‧ 27/01/2022 por Lusa

Economia

Alemanha

Num comunicado, o instituto de investigação económica alemão afirma que o indicador do emprego da ifo caiu para 102,4 pontos em janeiro, contra 102,9 pontos em dezembro.

Na produção, o indicador do emprego da ifo subiu, com os fabricantes de máquinas e equipamentos e as empresas de eletricidade e eletrónica à procura de "muito pessoal novo", refere o ifo no comunicado, adiantando que "um ponto brilhante são os serviços de TI (Tecnologia e Informação), onde as contratações continuam a um ritmo acelerado".

No setor dos serviços como um todo, entretanto, as empresas reviram o seu planeamento de pessoal em baixa significativa, com "poucas empresas no setor do comércio à procura de expandir a mão-de-obra neste momento".

Situação similar ocorre no setor da construção, estando as empresas alemãs "menos dispostas a contratar novo pessoal", indica o ifo.

Leia Também: AHP espera simplificação da contratação de trabalhadores estrangeiros

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas