Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 17º

Sonae Sierra emite 50 milhões em obrigações ligadas à sustentabilidade

A Sonae Sierra anunciou hoje a emissão de 50 milhões de euros em obrigações ligadas a sustentabilidade (Sustainability-Linked Bonds), nomeadamente às emissões de dióxido de carbono (CO2) e às taxas de reciclagem dos seus centros comerciais.

Sonae Sierra emite 50 milhões em obrigações ligadas à sustentabilidade
Notícias ao Minuto

15:03 - 25/01/22 por Lusa

Economia Obrigações

Salientando ser "a primeira empresa do setor imobiliário em Portugal a emitir obrigações com critérios de sustentabilidade", a Sonae Sierra explica que a operação se enquadra na estratégia de sustentabilidade da empresa, que assumiu o compromisso de alcançar a neutralidade carbónica em 2040".

"A Sonae Sierra tem como objetivo continuar a ligar a sua dívida corporativa a critérios de sustentabilidade", lê-se num comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Segundo refere, este primeiro refinanciamento da dívida corporativa através da emissão das denominadas 'green bonds' é de 50 milhões de euros e tem como indicadores de desempenho as emissões de CO2 e as taxas de reciclagem dos centros comerciais geridos e detidos pela empresa.

Citado no comunicado, o diretor financeiro (CFO) e diretor executivo de Investment Management da Sonae Sierra afirma que a operação se enquadra "na evolução da estratégia de sustentabilidade" da empresa, sendo "uma conquista que resulta do esforço do trabalho" das suas equipas.

"É uma forma de reforçar o nosso compromisso com a neutralidade carbónica até 2040 e o nosso alinhamento com um modelo de economia circular, em linha com as melhores práticas internacionais", sustenta Luís Mota Duarte.

De acordo com a Sonae Sierra, a operação foi fechada com a Caixa Geral de Depósitos e teve o Caixa -- Banco de Investimento como organizador e coordenador geral.

A Sonae Sierra recorda que "há mais de duas décadas que integrou a sustentabilidade na sua estratégia de negócio e, desde então, sempre a manteve como pilar do posicionamento em todos os eixos e áreas de negócio, para continuar a entregar soluções com valor partilhado para o negócio, o ambiente e a sociedade".

"É por isso que há 13 anos consecutivos a empresa é reconhecida no 'GRESB Real Estate Assessment' enquanto 'Green Star', o que atesta a sua reputação enquanto líder na gestão de veículos sustentáveis, adaptados às necessidades dos investidores", enfatiza.

Salientando que "vem melhorando de forma consistente o desempenho ambiental", a Sonae Sierra lembra que, "só em 2020, a implementação de medidas de gestão de energia, água e resíduos nos seus ativos tornou possível evitar 15 milhões de euros em custos operacionais".

"Face a 2002, a Sonae Sierra reduziu o seu consumo de eletricidade em 66% e aumentou a percentagem de reciclagem de resíduos em 223%", diz ainda, acrescentando que, "desde 2003, o consumo de água diminuiu 32% e, desde 2005, as suas emissões de CO2 tiveram uma redução de 84%".

Leia Também: Condutor é sequestrado durante horas para fazer levantamentos de dinheiro

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório