Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Três passos para gerir as finanças pessoais em tempos de pandemia

O Gabinete de Apoio ao Sobre-endividado (GAS) da DECO recomenda "prudência financeira". 

Três passos para gerir as finanças pessoais em tempos de pandemia
Notícias ao Minuto

09:41 - 05/01/22 por Notícias ao Minuto

Economia Dívidas

2022 já começou e este ano ainda se farão sentir os impactos da crise económica gerada pela pandemia, pelo que é fundamental que as finanças das famílias estejam 'preparadas' para isto. O Gabinete de Apoio ao Sobre-endividado (GAS) da DECO recomenda "prudência financeira". 

"Em 2022 ainda se farão sentir os efeitos da crise económica provocada pela pandemia da Covid 19. As famílias têm de se tornar mais resilientes e olhar para as suas finanças por forma a acomodar novos e possíveis impactos desta crise que teima em prevalecer ou preparar-se para novos embates que poderão surgir", pode ler-se numa nota publicada do site do GAS da DECO. 

Deste modo, há três dicas que podem ajudar a gerir melhor as suas finanças pessoais. São as seguintes: 

1. Organização

"O planeamento é um aspeto fundamental da gestão das finanças pessoais e para tal é necessária organização. Inicie bem o ano, começando a preparar um orçamento, organizando as contas, reunido todos as faturas e contratos e criando um dossier onde possa colocar toda essa documentação. Faça um diagnóstico da sua situação financeira atual e defina objetivos para o novo Ano.

Mas não só de orçamento viverá o seu planeamento, numa perspetiva de que não falte dinheiro para o essencial. Ter um Fundo de Emergência será importante, mas também começar a economizar e poupar para investir no futuro. Faça planos realistas a médio e longo prazo para concretizar os sonhos e metas, que poderá ir ajustando regularmente durante o ano."

2. Invista no seu conhecimento

"Tente ter mais conhecimentos sobre finanças pessoais, sobre produtos e serviços financeiros, desde como melhor gerir a conta bancária ou os seus créditos ou, para as mais adequadas aplicações financeiras. A aprendizagem ao longo da vida é importante e pode permitir-lhe poupar muitos euros e fazer crescer o seu dinheiro."

3. Agarre as oportunidades

"Reveja os planos que fez para o ano anterior e tente perceber o que não correu da melhor maneira. Defina uma nova estratégia, menos ambiciosa e que envolva eventualmente menos sacrifícios e, ao mesmo tempo, que garanta motivação suficiente para conseguir alcançar as suas metas. Procure novas formas de rendimento ou crie um negócio e invista com responsabilidade e em consciência as suas poupanças."

Leia Também: Bolsas europeias abrem mistas a acompanhar o fecho do mercado dos EUA

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório