Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Não ligar a trabalhadores em descanso. Direito a desligar em vigor amanhã

A partir de amanhã, os empregadores têm o dever de se abster de contactar o trabalhador no período de descanso, salvo situações de força maior.

Não ligar a trabalhadores em descanso. Direito a desligar em vigor amanhã
Notícias ao Minuto

09:57 - 31/12/21 por Notícias ao Minuto

Economia Código do Trabalho

O Código do Trabalho vai passar a prever, a partir de amanhã, que os empregadores têm o dever de se abster de contactar o trabalhador no período de descanso, salvo situações de força maior, segundo alterações aprovadas em novembro, no Parlamento.

O diploma, que foi publicado em Diário da República no início de dezembro, prevê que "o empregador tem o dever de se abster de contactar o trabalhador no período de descanso, ressalvadas as situações de força maior", pode ler-se. O não cumprimento desta medida "constitui contraordenação grave". 

O despacho estabelece ainda que "constitui ação discriminatória (...) qualquer tratamento desvantajoso, em matéria de condições de trabalho e de evolução profissional, dado a trabalhador pelo facto de exercer o direito estabelecido no número anterior".

Esta medida "entra em vigor no primeiro dia do mês seguinte ao da sua publicação", ou seja, já no sábado, dia 1 de janeiro de 2022. 

A proposta que foi votada de forma indiciária, tendo ainda de ser confirmada na Comissão do Trabalho e Segurança Social e depois votada em plenário, foi aprovada com os votos a favor dos socialistas, votos contra do PSD e a abstenção do BE e PCP.

No seu mais recente boletim diário, a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) nota que a "lei não especifica, nem tão pouco exemplifica, que situações podem configurar a força maior para estes efeitos, prevendo-se que tal só venha a ser clarificado através de casos que eventualmente cheguem aos nossos tribunais". 

Leia Também: IKEA vai aumentar preços por causa de problemas na cadeia de fornecimento

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório