Meteorologia

  • 01 MAIO 2024
Tempo
12º
MIN 10º MÁX 16º

Quatro em cada 10 portugueses pouparam mais durante a pandemia

Estudo revela que 41% dos portugueses conseguiram poupar mais do que em anos anteriores

Quatro em cada 10 portugueses pouparam mais durante a pandemia
Notícias ao Minuto

14:45 - 21/12/21 por Notícias ao Minuto

Economia Poupança

Apesar da acumulação de riqueza ter abrandado durante a pandemia, quatro em cada 10 portugueses (41%) conseguiram poupar mais do que em anos anteriores, de acordo com o estudo 'Hábitos do Consumidor Português', desenvolvido pela Boston Consulting Group (BCG) e divulgado esta terça-feira. 

"Apesar da acumulação de riqueza ter abrandado durante a pandemia, com uma taxa de crescimento médio anual de 3% em 2015-2019, a comparar com os 2% em 2019-2020, e de uma considerável parte da população ter sido impactada financeiramente, 41% dos portugueses conseguiram poupar mais do que em anos anteriores", pode ler-se num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso. 

Qual é a finalidade da poupança? De acordo com o mesmo estudo, "60% indica que será para guardar para o futuro, 31% pretende viajar, 28% quer investir num imóvel e 26% considera investir em produtos financeiros". 

Ainda em período de pandemia, segundo o estudo, "verificou-se um aumento de gastos sustentado em veículo pessoal, educação e soluções de investimento".

Além disso, também as categorias de despesas como animais de estimação ou entretenimento em casa registaram um aumento, "mas de uma forma que se prevê temporária".

Do lado oposto, "algumas categorias caíram temporariamente, como as despesas em restauração ou vestuário, e é expectável que outras venham a ter um peso menor no futuro dos portugueses, tais como bens de luxo e transportes públicos".

Leia Também: Bruxelas aprova diretrizes sobre ajudas para clima, ambiente e energia

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório