Meteorologia

  • 06 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 20º

Metade das famílias dizem que Natal não será o que era antes da pandemia

Famílias sentem dificuldades em manter o orçamento familiar equilibrado nesta época festiva.

Metade das famílias dizem que Natal não será o que era antes da pandemia
Notícias ao Minuto

14:49 - 13/12/21 por Notícias ao Minuto

Economia Natal

A pandemia da Covid-19 teve impacto na 'carteira' dos portugueses e, como consequência, as famílias sentem dificuldades em manter o orçamento familiar equilibrado no Natal. A conclusão é do estudo ECPR - European Consumer Payment Report 2021, que revela que mais de metade dos portugueses considera que o Natal não voltará a ser como antes da pandemia.

Este valor é "substancialmente mais elevado em comparação com a média europeia (37%)", de acordo com um comunicado sobre o estudo ao qual o Notícias ao Minuto teve acesso.

"Dos 50% de inquiridos que concordaram com a afirmação, 48% são famílias com alto rendimento, 50% de rendimento médio e 55% de baixo rendimento", de acordo com a mesma nota. 

Finanças pessoais estão piores?

A pandemia afetou de forma significativa os rendimentos das famílias portuguesas e prova disso é que 62% dos inquiridos portugueses dizem estar pior financeiramente do que antes da pandemia. A média europeia é de 52%, indica o mesmo estudo. 

"Quando falamos de faixas etárias, é notório que as idades mais avançadas são quem tem sofrido mais com esta realidade. Dos 38 aos 44 anos, 58% dos inquiridos considera que as suas finanças pioraram em comparação com o período pré-pandemia. Também as faixas etárias de 55-64 e +65 anos, concordam com esta afirmação (56%). Valor muito superior à média europeia que é de 38% e 37% respetivamente", refere Luís Salvaterra, Diretor-Geral da Intrum Portugal, citado no mesmo comunicado. 

Leia Também: É "fundamental" colaboração do BdP com meio académico, diz Centeno

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório