Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Mercado de trabalho: Sete dicas para desenvolver confiança

Apesar de este traço de personalidade não ser natural na maioria das pessoas, a 'boa' notícia é que pode ser trabalhado. Saiba como se tornar mais confiante.

Mercado de trabalho: Sete dicas para desenvolver confiança
Notícias ao Minuto

08:10 - 28/11/21 por Notícias ao Minuto

Economia Emprego

"A confiança é uma qualidade poderosa que afeta a forma como comunica, como se apresenta no trabalho e como os outros o percecionam", sublinha a Adecco Portugal. Apesar de este traço de personalidade não ser natural na maioria das pessoas, a 'boa' notícia é que pode ser trabalhado

Neste sentido, a Adecco Portugal sugere sete dicas para enfrentar eventuais medos e inseguranças. Tome nota: 

1. Fale mais devagar

"O ritmo a que fala pode ter um grande impacto na disposição de outras pessoas para o ouvirem. Independentemente da sua comunicação ser relevante e importante, a forma como o diz pode afetar a forma como os outros o interpretam ou lhe atribuem credibilidade."

2. Escolha cuidadosamente as suas palavras

"As palavras que utiliza terão um grande impacto na mensagem que está a tentar transmitir. Evite o uso de muletas de linguagem que tornam a comunicação menos assertiva ou enrolada. Evite expressões como: 'Por vezes', 'Provavelmente', 'Normalmente', 'Poderia ser', 'Eu penso que'… e congéneres. Utilize palavras e declarações definidas e assertivas para o ajudar a comunicar claramente. Mantenha as frases e declarações curtas e diretas e sempre que possível alicerçadas em convicções que demonstrem análise prévia ou factos. Evite divagações."

3. Mantenha uma linguagem corporal positiva

"A sua postura irá comunicar muito sobre si aos outros. Se se desleixar e se mexer, pode parecer nervoso. Falar com as mãos pode ajudá-lo a comunicar entusiasmo sobre um tópico, ao passo que tocar constantemente no seu rosto ou cabelo, ajustar a sua roupa e mexer na sua cadeira pode ser uma distração e comunicar falta de confiança da sua parte."

4. Vista-se adequadamente

"Vestir-se bem é importante por muitas razões. Não só se sentirá mais confiante, como também mudará a forma como outras pessoas o veem. Note que é nos primeiros 30 segundos de contacto que o outro tenta perceber quem tem à sua frente. É uma atitude humana. Assim, escolha roupas que se ajustem ao dress code da empresa e à sua personalidade. É fundamental sentir-se confortável na sua própria pele e olhar e terá um impacto positivo na sua confiança. Sente-se com as costas direitas, caminhe com propósito e projete mais confiança quando falar. Mais importante, uma linguagem corporal confiante deixará uma impressão duradoura sobre com quem falar no trabalho ou durante uma entrevista de emprego. E não se esqueça que nenhum outfit está completo sem um sorriso."

5. Assuma a responsabilidade pelas suas ações

"As pessoas cometem erros. Ninguém é perfeito e desejavelmente os erros podem ser uma fonte de aprendizagem. Portanto, conte que irá cometer a sua quota-parte de erros no trabalho. O mais importante é a forma como se lida com a situação assim que o erro é detetado. Evite culpar os outros, queixar-se e não leve as coisas a peito."

6. Pare de pensar demasiado

"Pensar demais é muitas vezes causado pelo medo de estar errado. Muitas pessoas pensam demais porque olham para todos os possíveis resultados negativos de uma decisão e não para os resultados positivos ou prováveis. Este é um fator de grande ansiedade que pode comprometer a saúde mental de uma pessoa. Lembre-se de que tem as competências, experiência e formação necessárias para fazer o trabalho: foi contratado para tomar decisões de acordo com a função assumida. Portanto, quando pensa demais e começa a evocar os cenários negativos que podem advir das suas decisões não só está a afetar o seu nível de autoconfiança, como isso se projeta nos colegas de trabalho."

7. Seja você mesmo, não tente ser outra pessoa

"A autenticidade projeta confiança no ambiente de trabalho. Não tente imitar ninguém ou ser a pessoa que pensa que os outros querem que você seja. Seja você mesmo. Relaxe, seja e aceite quem é pessoalmente e como profissional. Terá mais confiança nas suas capacidades e outros terão confiança em si também. As 'máscaras' nunca são uma boa opção, pois desgastam muito e também colocam em risco a sua saúde mental."

Leia Também: Há mais de 1.000 vagas para as bolsas da Fundação José Neves

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório