Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 24º

Compras no OLX: Conheça seis conselhos para evitar fraudes

Plataforma tem uma equipa especializada em fraude e segurança que identifica este tipo de técnicas fraudulentas, mas é necessário também que os utilizadores estejam atentos e identifiquem possíveis casos de burla.

Compras no OLX: Conheça seis conselhos para evitar fraudes
Notícias ao Minuto

08:43 - 24/11/21 por Notícias ao Minuto

Economia compras online

O OLX diz que tem vindo a "melhorar a sua estratégia de combate às tentativas de burla e fraude", mas é necessário continuar a sensibilizar os utilizadores sobre como fazer compras online em segurança. Ao que indica a plataforma de venda de produtos, este tipo de situações tornaram-se mais frequentes no ano passado. 

"O início da pandemia afetou o número de burlas nos erviço de pagamentos e transferências MB Way na plataforma. Até setembro de 2020 foram denunciadas 1.539 tentativas de fraude, com o maior pico a acontecer em março e abril do ano passado. A cooperação com a SIBS sobre os números de telefone a bloquear, bem como a comunicação com as autoridades, que realizaram várias detenções não só ligadas ao OLX, permitiu que este número passasse para 643 entre janeiro e setembro de 2021, uma redução de 58%", refere o OLX, em comunicado. 

Deste modo, o OLX tem uma equipa especializada em fraude e segurança que identifica este tipo de técnicas, mas é necessário que os utilizadores estejam atentos e detetem sinais de fraude. 

Deste modo, o OLX reuniu um conjunto de seis conselhos que podem ser úteis para os utilizadores no momento de fazerem negócios online. Tome nota: 

  • Qualquer comunicação estabelecida entre vendedor e comprador deve permanecer sempre na plataforma;
  • Não partilhar qualquer tipo de informação bancária com terceiros;
  • Estar atento à informação que disponibilizam para consulta nos perfis das contas do portal (número de telefone entre outras);
  • Contactar a equipa OLX sempre que sentirem algum tipo de ameaça, para receberem todo o apoio necessário e conselhos de como devem proceder;
  • Suspeitar sempre que sejam enviados links externos e confirmar se os mesmos são legítimos através do domínio;
  • Ter atenção a compradores com um português que possa ter sido traduzido automaticamente de outra língua, pois muitos casos de phishing são provenientes do estrangeiro.

Leia Também: MP acusa homem por crimes em negócio no OLX com recurso ao MB Way

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório