Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 12º MÁX 24º

Dificuldade em pagar as contas? Este guia prático pode ajudar

O guia inclui conselhos para ajudar as famílias a gerir melhor as suas finanças pessoais e a lidar com dificuldades financeiras.

Dificuldade em pagar as contas? Este guia prático pode ajudar
Notícias ao Minuto

08:22 - 22/11/21 por Notícias ao Minuto

Economia finanças pessoais

A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) lançou um guia prático no âmbito da campanha digital 'Tem dificuldades em pagar as suas contas?' para ajudar a evitar a rutura financeira. O guia - ao qual pode aceder aqui - inclui conselhos para ajudar as famílias a gerir melhor as suas finanças pessoais e a lidar com dificuldades financeiras.

"Para muitos consumidores a gestão e equilíbrio da vida financeira é um verdadeiro quebra-cabeças. O atual contexto de pandemia veio reforçar a especial importância de dotar os consumidores de conhecimentos e informações fidedignas e claras que permitam a saúde financeira das famílias", diz a DECO, na apresentação do guia. 

O documento aborda temas como a importância de realizar um orçamento para promover o equilíbrio da vida financeira; como lidar com dificuldades financeiras e o que fazer quando não se consegue pagar as contas e quais as consequências do incumprimento de contratos de crédito.

Nele "encontrará informação sobre como evitar a rutura financeira e os vários mecanismos que existem para conseguir encontrar formas de pagar as contas ao final do mês", nota ainda a instituição. 

A par desta iniciativa foram também lançados vídeos sobre o que fazer para evitar a rutura financeira, incluindo como renegociar as dívidas e quais as opções disponíveis para quem está na iminência da insolvência.  Pode consultá-los aqui

Leia Também: Correios? Cada vez mais clientes se queixam de correspondência extraviada

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório