Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Fitch diz que poupança das famílias servirá proteção contra inflação

A Fitch considera que a elevada poupança das famílias que atualmente se regista servirá de proteção contra a inflação, segundo a análise hoje divulgada pela agência de 'rating'.

Fitch diz que poupança das famílias servirá proteção contra inflação
Notícias ao Minuto

14:26 - 17/11/21 por Lusa

Economia Fitch

Segundo a Fitch, apesar do regresso do consumo, continua elevada a poupança das famílias tanto na Europa como nos Estados Unidos da América (ainda que nos EUA o consumo tenha recuperado mais rapidamente e, logo, a poupança seja menor, mas ainda alta face aos padrões históricos).

Apesar de a poupança das famílias já ter baixado face aos níveis recorde, esta continua elevada, o que deverá "ajudar as famílias a resistirem a uma queda no rendimento real" causada por uma inflação mais alta, sem que tenham necessidade de "reduzir significativamente o consumo ou o investimento nas habitações".

Hoje foi conhecido que, na zona euro, a taxa de inflação anual aumentou para os 4,1% em outubro (face aos -0,3% do mesmo mês de 2020 e aos 3,4% de setembro). Portugal registou a segunda menor taxa de inflação (1,8%), segundo dados divulgados pelo Eurostat.

Sobre o rendimento disponível das famílias, diz a Fitch que aumentou na maioria dos países desde o início da crise pandémica (com exceção de Espanha e Itália, onde continuam em níveis abaixo do período pré-crise pandémica), ajudado por injeções fiscais e subsídios de apoio a emprego.

Quanto ao setor bancário, afirma a Fitch que a melhoria económica levou os bancos a relaxarem as condições para conceder créditos. Os empréstimos à habitação e ao consumo também se recuperaram da queda de 2020 e os empréstimos a empresas normalizaram após o aumento no segundo trimestre de 2020.

Contudo, os bancos dizem que a procura por empréstimo por parte das empresas permanece baixa porque as necessidades de liquidez são menores após os elevados empréstimos pedidos no ano passado.

Leia Também: Fitch afirma 'rating' BBB de Portugal com perspetiva estável

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório