Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Governo diz que taxa de desemprego está "no nível mais baixo da década"

Taxa de desemprego desceu para 6,1% no terceiro trimestre.

Governo diz que taxa de desemprego está "no nível mais baixo da década"
Notícias ao Minuto

12:12 - 10/11/21 por Notícias ao Minuto

Economia Desemprego

O Governo destacou, esta quarta-feira, que a taxa de desemprego está "no nível mais baixo da década", em reação aos números do Instituto Nacional de Estatística (INE), que mostram que esta taxa baixou para 6,1% no terceiro trimestre do ano. 

"A taxa de desemprego registada no terceiro trimestre de 2021, de 6,1%, está no nível mais baixo dos últimos 10 anos. O desemprego está abaixo do nível que tinha sido registado no mesmo trimestre de 2019, em momento pré-pandemia (6,3%) e cai para mais de metade quando comparado com o mesmo trimestre de 2015 (12,4%)", refere o Ministério do Trabalho, numa nota enviada às redações. 

A taxa de desemprego situou-se em 6,1% no terceiro trimestre do ano, inferior em 0,6 pontos percentuais à do trimestre anterior e em 1,9 pontos à do mesmo período do ano passado, divulgou o INE.

"Estes dados mostram que o conjunto robusto de apoios que foi possível colocar no terreno desde o início da pandemia permitiram garantir uma salvaguarda efetiva dos postos de trabalho. Os números hoje conhecidos mostram que estamos abaixo do nível pré-pandemia e com metade do desemprego que se registava em 2015, o que é muito relevante", diz a ministra Ana Mendes Godinho, citada na mesma nota. 

A tutela sublinha ainda que a população desempregada diminuiu 85 mil pessoas face ao trimestre homólogo (fixando-se em 318,7 mil pessoas). "Este é também o valor mais baixo da década na população desempregada, considerando o terceiro trimestre", pode ler-se.

Além disso, o Ministério destaca ainda que "face ao trimestre homólogo, em que a taxa de desemprego estava nos 8%, a diminuição também é expressiva, atingindo praticamente dois pontos percentuais", pode ler-se. 

A subutilização do trabalho abrangeu 642.400 pessoas, diminuindo 1,8% (11.800) em relação ao trimestre anterior e 20,1% (162.000) relativamente ao período homólogo.

Da mesma forma, também a taxa de subutilização do trabalho, estimada em 11,9%, diminuiu tanto em relação ao trimestre anterior (0,4 pontos percentuais) como ao homólogo (3,2 pontos).

[Notícia atualizada às 12h16]

Leia Também: Taxa de desemprego desce para 6,1% no terceiro trimestre

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório