Meteorologia

  • 06 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 20º

RNAE e Selectra lançam compra coletiva para negociar melhores tarifas

A Associação das Agências de Energia e Ambiente (RNAE - rede nacional) e a Selectra, comparadora de tarifas de energia, lançaram hoje uma compra coletiva, para negociar melhores preços de luz e gás, face ao aumento que têm ocorrido.

RNAE e Selectra lançam compra coletiva para negociar melhores tarifas
Notícias ao Minuto

11:00 - 10/11/21 por Lusa

Economia Compra

"Embora a tendência do preço grossista de eletricidade esteja a ser de aumento, existem algumas maneiras de negociar o preço das faturas de energia e contornar as atualizações que as comercializadoras têm imposto aos seus clientes", informaram as entidades, em comunicado, que, "atendendo ao descontentamento com os preços de eletricidade por parte dos consumidores, se uniram para lançar uma compra coletiva, de modo a negociarem melhores tarifas de luz, gás ou ambos".

Segundo a mesma nota, todos os consumidores, quer sejam particulares ou pequenas e médias empresas, se podem inscrever na compra coletiva, acedendo à plataforma Selectra.

De seguida, mediante o número de inscritos, a RNAE e a Selectra iniciam o processo de negociação junto das comercializadoras de eletricidades e gás, elegem a proposta mais rentável e apresentam-na a todos os consumidores que se registaram na plataforma.

As entidades ressalvaram, porém, que não é feita qualquer troca automática de comercializador.

"Apenas será apresentada a tarifa vencedora, sendo que a escolha de mudar de serviços ou de permanecer com os que tem atualmente, é inteiramente do consumidor", explicaram.

Segundo o co-fundador da Selectra Jaime Arbora, "as compras coletivas na Europa são uma grande ferramenta de poupança para os utilizadores", com mais de 86.000 utilizadores registados na Selectra em Espanha e mais de 100.000 em França.

Quanto mais pessoas aderirem à compra coletiva, "melhor é a poupança que se consegue alcançar, uma vez que concede mais poder de negociação às empresas", lê-se na mesma nota.

Leia Também: Gasolina subiu 25% desde o primeiro trimestre sem contar com impostos

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório