Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Metro do Porto: Procura continua abaixo do período pré-pandemia

O presidente da Metro do Porto, Tiago Braga, afirmou hoje que a procura continua abaixo do período pré-pandemia, ainda que a "intensidade de oferta" de transporte seja igual à de 2019.

Metro do Porto: Procura continua abaixo do período pré-pandemia
Notícias ao Minuto

14:29 - 05/11/21 por Lusa

Economia Metro do Porto

"As carruagens do metro estão a funcionar hoje com um serviço normal a 2019, temos uma intensidade de oferta igual à de 2019, ainda que a procura esteja abaixo de 2019", revelou Tiago Braga, durante uma visita ao estaleiro da obra de construção da nova Linha Rosa, na Praça da Liberdade.

Aos jornalistas, o presidente da Metro do Porto exemplificou a diminuição da procura, face ao período homólogo de 2019, com o número de validações feitas na quinta-feira: "ontem fizemos 220 mil validações, em 2019, nesta altura estaríamos a fazer 290 mil validações".

Também hoje, a Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP) revelou ter transportado em outubro cerca de 220 mil passageiros por dia, excluindo fins de semana, valor que corresponde a 79% comparando com o mês homólogo de 2019, no período pré-pandemia.

Questionada pela Lusa, a operadora de transporte público indicou ainda que o dia 13 de outubro foi o dia com maior número de clientes transportados pela operadora no ano de 2021, tendo superado os 231 mil passageiros.

Em setembro, a média de passageiros transportados em autocarro, aos dias úteis, tinha sido de 71% do valor observado em 2019, para o mesmo período.

Estes dados, salienta a STCP, "demonstram que continua a verificar-se uma evolução gradual dos níveis de procura".

No primeiro semestre de 2021, a operadora de transporte público registou uma diminuição de 2,7 milhões de passageiros face a 2020, tendo fechado as contas com uma redução de 13% da receita e um resultado líquido negativo de 8,3 milhões de euros.

De acordo com as contas consolidadas divulgadas em outubro, a STCP teve, no primeiro semestre, uma procura total de 21,5 milhões de passageiros, uma redução, face ao período homólogo de 2020, de 2,7 milhões de passageiros (-11%).

Apesar da redução da procura acumulada no final do primeiro semestre de 2021, marcada pelo agravamento da situação epidemiológica provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, o número de passageiros, indicou à data a operadora, tem vindo, a partir de fevereiro de 2021, a aumentar gradualmente fruto do regresso à normalidade e da retoma de diversas atividades económicas, "perspetivando-se uma tendência de crescimento até ao final do ano".

Leia Também: Patrões consideram fundamental soluções que garantam estabilidade

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório