Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Se vai viajar, leve consigo o Cartão Europeu de Seguro de Doença

A Segurança Social recomenda que leve consigo este documento, uma vez que, além de gratuito, foi "concebido para simplificar a identificação do seu titular e da instituição que financeiramente é responsável pelos custos dos cuidados de saúde de que este possa vir a necessitar".

Se vai viajar, leve consigo o Cartão Europeu de Seguro de Doença
Notícias ao Minuto

14:20 - 16/08/21 por Notícias ao Minuto

Economia Cartão Europeu de Seguro de Doença

O Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD) permite a uma pessoa segurada ou abrangida por um regime de proteção social de um dos 27 Estados-Membros da União Europeia, Islândia, Listenstaina, Noruega, Suíça e Reino Unido obter junto dos prestadores de cuidados públicos a assistência médica de que o seu estado de saúde necessitar durante a sua estada temporária em qualquer dos Estados referidos.

Por isso, se vai viajar, a Segurança Social recomenda que leve consigo este documento, uma vez que, além de gratuito, foi "concebido para simplificar a identificação do seu titular e da instituição que financeiramente é responsável pelos custos dos cuidados de saúde de que este possa vir a necessitar", de acordo com uma nota publicada no site da Segurança Social. 

Quem pode pedir o Cartão Europeu de Seguro de Doença?

  • Os trabalhadores que se encontrem abrangidos por um regime de Segurança Social, os não ativos, os pensionistas e respetivos familiares;
  • Beneficiários de subsistemas de saúde públicos;
  • Beneficiários de subsistemas de saúde privados;
  • Utentes do serviço nacional de saúde, no caso de não haver vínculo à Segurança Social ou a um subsistema de saúde público ou privado.

O CESD é um cartão nominativo e individual, "pelo que cada beneficiário titular e familiar, que se desloque ao estrangeiro, deve possuir o seu", segundo a Segurança Social.

O CESD pode ser requerido através da Internet." Os beneficiários da Segurança Social que têm Número de Identificação de Segurança Social, podem pedir o CESD na Segurança Social Direta, com palavra-chave ou Cartão de Cidadão para acesso ao serviço", adianta o ISS. 

Leia Também: Abono de família: Pedido de reavaliação do escalão pode ser feito online

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório