Meteorologia

  • 12 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 14º MÁX 23º

ERC diz que rádio está a ser "vampirizada pela televisão"

O presidente da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), Carlos Magno, afirmou hoje que a rádio está a ser "vampirizada pela televisão", numa alusão à RTP.

ERC diz que rádio está a ser "vampirizada pela televisão"
Notícias ao Minuto

15:08 - 26/02/14 por Lusa

Economia Carlos Magno

Carlos Magno falava na comissão parlamentar para a Ética, a Cidadania e a Comunicação, no âmbito das alterações à lei da rádio e de televisão, novo contrato de concessão e estatutos da RTP.

"A rádio está a ser vampirizada pela televisão", afirmou Carlos Magno aos deputados, numa alusão à perda do papel da rádio pública dentro do grupo RTP.

Ainda sobre a rádio, Carlos Magno disse que em Portugal "não há tabloide, mas talvez pimpa", destacando que esta plataforma tem qualidade e que é apreciada pelos consumidores.

Durante audição, o presidente da ERC relatou um encontro com teve recentemente com a Associação Nacional de Municípios, onde estiveram presentes vários autarcas, um dos quais o alertou para o facto de não ter uma rádio para fazer um alerta em caso de inundações.

O mesmo autarca, adiantou Carlos Magno, contou que tinha contactado uma "radio nacional" para que a população fosse informada de um "alerta de cheias", tendo obtido como resposta "deixe crescer o rio".

Este exemplo foi dado para mostrar a importância de uma rádio pública, com ampla cobertura do território.

Também o vogal da ERC Rui Gomes destacou a atual situação da rádio.

Esta "confronta-se com um problema", afirmou Rui Gomes, apontando que a rádio pública quando se juntou à televisão (RTP) "perdeu autonomia".

Salientou ainda que há "desinvestimento de algumas antenas" da rádio e que com o novo contrato de concessão da RTP as diferenças no papel da rádio esbateram-se ainda mais.

O contrato de concessão, no caso da cultura na rádio, assenta em "festivais, concertos", disse, acrescentando que "não há discussão sobre a produção, conteúdos de autor".

Rui Gomes disse ainda que não se está a refletir nos novos produtos para a rádio.

Em relação à aposta na produção externa que o contrato de concessão estipula para a RTP, Carlos Magno não se alongou sobre o tema.

No entanto, o presidente do regulador dos media citou estudos académicos sobre a produção externa da BBC que concluem que aquela aposta acabou por se tornar "tão cara e conservadora" como a produção interna.

"É uma experiência que se passou em Inglaterra, [os estudos académicos] valem o que valem", afirmou, apontando que este é um tema "interessante" para ser analisado.

A ERC foi hoje ouvida na comissão parlamentar, depois de ter tecido críticas ao novo contrato de concessão da RTP.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório