Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Programas operacionais do Portugal 2030 apresentados até ao fim do ano

O primeiro-ministro afirmou hoje que o Governo português apresentará à Comissão Europeia a proposta de Acordo de Parceria até ao final de setembro e até ao fim do ano todos os programas operacionais do Portugal 2030.

Programas operacionais do Portugal 2030 apresentados até ao fim do ano
Notícias ao Minuto

16:03 - 21/07/21 por Lusa

Economia Estado da Nação

Este calendário do Governo português em Bruxelas foi apresentado por António Costa no seu discurso no início do debate sobre o estado da nação, na Assembleia da República, quando se debruçou sobre os fundos europeus que chegarão a Portugal nos próximos anos.

"Apresentaremos à Comissão Europeia, em setembro, a proposta de Acordo de Parceria e, até ao final do ano, todos os programas operacionais de modo a arrancarmos logo no próximo ano com a execução dos 23,2 mil milhões de euros do Portugal 2030" salientou o líder do executivo.

António Costa apontou que, de forma global, em termos de volume de financiamento europeu, Portugal terá um total de 40 mil milhões de euros "ao serviço da transformação da sua economia e da sua- sociedade".

"Quanto ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), fomos os primeiros a apresentar e a ver aprovado o nosso Plano. Agora temos de ser os melhores a executar, com todo o rigor e a maior transparência", disse.

Por essa razão, segundo o primeiro-ministro, ao longo das últimas semanas, o Governo tem procedido "ao lançamento de concursos e protocolos, no domínio da mobilidade sustentável, da habitação acessível, da reforma da floresta, da eficiência energética, do investimento empresarial, das qualificações e, ainda esta manhã, para reforçar, alargar e lançar novas respostas sociais, em parceria com as Misericórdias, IPSS, mutualidades e cooperativas".

Esta manhã, no final de uma cerimónia no Palácio Marquês de Alegrete, António Costa já tinha anunciado que o Governo vai aprovar esta quinta-feira, em Conselho de Ministros, à aprovação do macro programa do Portugal 2030.

A este passo, seguir-se-á a negociação deste quadro financeiro plurianual com a Comissão Europeia e a definição de objetivos por parte de cada um dos programas do Portugal 2030.

Leia Também: Para sairmos "desta crise mais fortes", Governo tem cinco prioridades

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório