Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Atividade económica manteve "tendência de recuperação" em junho

Contudo, "a generalidade dos indicadores de curto prazo ainda não atingiu em maio os níveis do período homólogo de 2019", segundo o INE.

Atividade económica manteve "tendência de recuperação" em junho
Notícias ao Minuto

11:00 - 19/07/21 por Notícias ao Minuto

Economia atividade económica

A informação quantitativa mais recente disponível para maio e junho revela taxas de crescimento homólogo elevadas, mas menos intensas no último mês, apesar de ter sido mantida a "tendência de recuperação", anunciou o Instituto Nacional de Estatística (INE), esta segunda-feira. 

"Com exceção do comércio a retalho e da construção, a generalidade dos indicadores de curto prazo ainda não atingiu em maio os níveis do período homólogo de 2019", pode ler-se no relatório do INE. 

No caso do turismo, a atividade em maio situou-se ainda "significativamente abaixo" do observado em igual período de 2019, no período pré-pandemia, adianta a agência de estatísticas. 

Além disso, o nível das exportações de bens em termos nominais foi também inferior ao registado no período homólogo de 2019. 

"Os indicadores quantitativos de síntese (atividade económica, consumo privado e investimento) apresentaram em maio de 2021 crescimentos significativos ainda que menos intensos do que os verificados em abril, refletindo em parte o facto de maio comparar com um mês homólogo de 2020 em que as restrições impostas à atividade económica em consequência da pandemia tinham já sido aliviadas", recorda o INE. 

Também em junho, o indicador de clima económico aumentou de forma ténue, superando nos últimos dois meses o nível observado no início da pandemia (março de 2020). 

Leia Também: Jogadores do Parma castigam derrotados com 'bolada' no rabo

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório