Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 19º

Concursos de obras públicas abrandam quebra para 29% até abril

O montante dos concursos de obras públicas promovidos até abril recuou 29% em termos homólogos, para 1.381 milhões de euros, recuperando face à variação de -42% do mês anterior, informou hoje a AICCOPN.

Concursos de obras públicas abrandam quebra para 29% até abril
Notícias ao Minuto

13:50 - 26/05/21 por Lusa

Economia Obras Públicas

Segundo o mais recente Barómetro das Obras Públicas da Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN), "estas quebras devem-se a um efeito base resultante de um volume de promoções excecionalmente elevado registado em março de 2020".

Em março do ano passado registou-se "um valor excecionalmente elevado de promoções, em resultado da concentração do lançamento, nesse mês, de grandes concursos de projetos como as novas linhas de metro do Porto e de Lisboa ou a modernização da Linha da Beira Alta".

No total, recorda, foram nove concursos de valor igual ou superior a 25 milhões de euros que representaram um total de 872 milhões de euros.

No que se refere aos contratos de empreitadas celebrados até ao final de abril e reportados no Portal Base, no âmbito de concursos públicos, aumentaram 57%, perfazendo um montante de 975 milhões de euros.

Por sua vez, os contratos de empreitadas de obras públicas celebrados em resultado de ajustes diretos e consultas prévias atingiram 156 milhões de euros no primeiro quadrimestre de 2021, mais 8% que o montante apurado em igual período do ano passado.

No seu conjunto, o total de contratos celebrados nos primeiros quatro meses do ano situou-se nos 1.206 milhões de euros, mais 46% que o valor apurado no ano anterior.

Leia Também: Produção na construção recupera na zona euro e UE após 7 meses de recuos

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório