Santander Totta aprova em AG contas e não distribuição de dividendos

O Santander Totta aprovou hoje, em assembleia geral, as contas de 2020 e a não distribuição de dividendos referentes aos lucros do ano passado, segundo comunicado ao mercado.

Santander Totta

© Reuters

Lusa
25/05/2021 15:12 ‧ 25/05/2021 por Lusa

Economia

Santander Totta

 

Em informação à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o banco detido pelo grupo espanhol Santander informou que, "em reunião da assembleia geral anual realizada hoje, foi aprovado o relatório de gestão, o balanço e as contas individuais e consolidadas, respeitantes ao exercício de 2020, incluindo o relatório do governo societário e a demonstração não financeira (relatório de banca responsável)".

Foi ainda aprovada a aplicação de resultados, passando 27 milhões de euros para a reserva legal e 247 milhões de euros para resultados transitados, pelo que não há distribuição de dividendos referentes a 2020.

"Foi aprovada a não distribuição de dividendos correspondentes ao exercício de 2020, de acordo com os termos previstos na recomendação do Banco Central Europeu de 15 de dezembro de 2020", lê-se no comunicado ao mercado.

O Santander Totta teve lucros de 295,6 milhões de euros em 2020, menos 43,9% face a 2019.

Já no primeiro trimestre deste ano, os lucros foram de 34,2 milhões de euros, menos 71,2% face ao mesmo período de 2020.

Quando divulgou os resultados do trimestre, o Santander Totta indicou que pretendia a saída por despedimento de entre 100 a 150 trabalhadores "cujas funções se tornaram redundantes".

Em causa estão sobretudo funcionários de balcões fechados a que o Santander propôs a saída, mas que não aceitaram.

Já em maio, após conversas com sindicatos filiados na UGT (SBN - Sindicato dos Trabalhadores do Setor Financeiro de Portugal, Sindicato dos Bancários do Centro e Sindicato da Banca, Seguros e Tecnologias - Mais Sindicato), o banco decidiu adiar temporariamente as saídas.

Já o Sindicato Nacional dos Quadros e Técnicos Bancários (SNQTB) organizou, há duas semanas, manifestações frente a instalações do banco em Lisboa, Porto e Coimbra, mas cancelou o protesto de Faro após contactos que perspetivam "o relançamento do diálogo" com o banco Santander.

A Comissão de Trabalhadores do Santander Totta organiza esta quarta-feira (26 de maio) uma vigília em Lisboa, frente às instalações do banco, contra a ameaça de despedimento coletivo, segundo informação à Lusa.

Leia Também: Emprego: Grupo HIT tem 500 vagas para Castanheira do Ribatejo e Marateca

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas