Meteorologia

  • 18 JUNHO 2021
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 22º

Edição

Covid-19: BCP tinha 8.018 milhões em moratórias no fim de março

O BCP tinha 8.018 milhões de euros em créditos com moratórias no final de março, menos 7,6% do que no final de 2020, segundo a informação hoje divulgada na apresentação das contas do primeiro trimestre.

Covid-19: BCP tinha 8.018 milhões em moratórias no fim de março
Notícias ao Minuto

17:42 - 17/05/21 por Lusa

Economia Covid-19

Do valor de créditos com moratórias (suspensão de pagamento de capital e/ou juros), que representam 21% do total da carteira de crédito em Portugal, 4.597 milhões de euros são referentes a crédito a empresas e 3.421 milhões de euros a crédito a particulares/famílias.

O crédito a famílias com moratórias é maioritariamente (96%) crédito hipotecário (sobretudo crédito à habitação).

Segundo o BCP, no primeiro trimestre, "verificou-se uma redução significativa das moratórias, em particular da moratória privada", o que levou a "uma diminuição do valor das exposições sujeitas a moratória no segmento de particulares".

Segundo o BCP, no final de março, 91% do crédito com moratórias era crédito regularizado, sendo o restante crédito em que os clientes têm tido problemas em pagar a dívida.

Quanto às moratórias que terminaram em março, segundo o banco não tiveram impacto significativo no crédito em incumprimento.

A maioria das moratórias termina, contudo, em 30 de setembro, sendo nessa altura avaliado o impacto do fim das moratórias sobre a qualidade da carteira de crédito.

Quanto às linhas de crédito covid-19 (em que grande parte beneficia de garantia de Estado), o BCP tinha no fim de março 2.498 milhões de euros em financiamento.

O BCP divulgou hoje lucros de 57,8 milhões de euros no primeiro trimestre, mais 63,8% do que os 35,3 milhões de euros registados nos mesmos três meses de 2020.

O resultado do primeiro trimestre inclui 112,8 milhões de euros de provisões para riscos legais de créditos em francos suíços na operação do BCP da Polónia. Já as imparidades e provisões foram reforçadas em 242,8 milhões de euros.

Leia Também: Lucro do BCP sobe 63,8% para 57,8 milhões no 1.º trimestre

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório