Covid-19: BCP tinha 8.018 milhões em moratórias no fim de março

O BCP tinha 8.018 milhões de euros em créditos com moratórias no final de março, menos 7,6% do que no final de 2020, segundo a informação hoje divulgada na apresentação das contas do primeiro trimestre.

Office building of Portuguese bank Millennium BCP is seen in Lisbon

© REUTERS

Lusa
17/05/2021 17:42 ‧ 17/05/2021 por Lusa

Economia

Covid-19

Do valor de créditos com moratórias (suspensão de pagamento de capital e/ou juros), que representam 21% do total da carteira de crédito em Portugal, 4.597 milhões de euros são referentes a crédito a empresas e 3.421 milhões de euros a crédito a particulares/famílias.

O crédito a famílias com moratórias é maioritariamente (96%) crédito hipotecário (sobretudo crédito à habitação).

Segundo o BCP, no primeiro trimestre, "verificou-se uma redução significativa das moratórias, em particular da moratória privada", o que levou a "uma diminuição do valor das exposições sujeitas a moratória no segmento de particulares".

Segundo o BCP, no final de março, 91% do crédito com moratórias era crédito regularizado, sendo o restante crédito em que os clientes têm tido problemas em pagar a dívida.

Quanto às moratórias que terminaram em março, segundo o banco não tiveram impacto significativo no crédito em incumprimento.

A maioria das moratórias termina, contudo, em 30 de setembro, sendo nessa altura avaliado o impacto do fim das moratórias sobre a qualidade da carteira de crédito.

Quanto às linhas de crédito covid-19 (em que grande parte beneficia de garantia de Estado), o BCP tinha no fim de março 2.498 milhões de euros em financiamento.

O BCP divulgou hoje lucros de 57,8 milhões de euros no primeiro trimestre, mais 63,8% do que os 35,3 milhões de euros registados nos mesmos três meses de 2020.

O resultado do primeiro trimestre inclui 112,8 milhões de euros de provisões para riscos legais de créditos em francos suíços na operação do BCP da Polónia. Já as imparidades e provisões foram reforçadas em 242,8 milhões de euros.

Leia Também: Lucro do BCP sobe 63,8% para 57,8 milhões no 1.º trimestre

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas