Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

BPI aumenta lucros em dez vezes para 60 milhões no 1.º trimestre

Os resultados foram divulgados esta segunda-feira.

BPI aumenta lucros em dez vezes para 60 milhões no 1.º trimestre
Notícias ao Minuto

11:05 - 10/05/21 por Notícias ao Minuto

Economia BPI

O BPI anunciou, esta segunda-feira, em comunicado enviado à CMVM, que registou um lucro consolidado de 60 milhões de euros no primeiro trimestre de 2021. Este valor compara com os seis milhões de euros registados no período homólogo. 

Relativamente à atividade em Portugal, o BPI registou um lucro líquido de 54 milhões de euros, valor que compara com os quatro milhões em igual período do ano passado. 

A instituição explica que no período homólogo registaram-se "imparidades significativas para prevenir potenciais impactos da pandemia". 

"O 1.º trimestre de 2021 ficou marcado pela forte dinâmica da atividade comercial, que mostra a capacidade do BPI em ajustar-se ao contexto criado pela persistência da pandemia. Registámos um crescimento significativo do produto bancário, assente na resiliência da margem financeira, no aumento da venda de produtos de poupança e investimento (seguros de capitalização e fundos de investimento) e na gestão rigorosa do balanço", refere o presidente executivo do BPI, João Pedro Oliveira, citado num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

Os depósitos de clientes registaram uma subida expressiva de 11,1% em comparação homóloga, adianta a instituição. 

A margem financeira aumentou 3,1% em comparação homóloga, para 113 milhões de euros, "suportada pelo crescimento do volume de crédito e pelo contributo da atividade de gestão do balanço (Asset/ Liability Management – ALCO), apesar do estreitamento da margem de intermediação e dos desafios colocados por um enquadramento de taxas de juro de mercado negativas". 

O banco adianta ainda que em 31 de março 2021, 98% das moratórias de crédito (5,6 mil milhões de euros) estavam em "situação regular". 

Leia Também: CaixaBank "muito satisfeito" com contribuição para o grupo do BPI

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório