Portugal prepara-se para passar à última fase do plano de desconfinamento, depois de ter sido decidido que o país sai do Estado de Emergência para passar a situação de calamidade, face à evolução favorável da pandemia em Portugal.
Há, por isso, várias mudanças previstas já a partir deste sábado - conforme pode conferir neste artigo -, desde logo porque os horários dos estabelecimentos serão alargado e as fronteiras terrestres reabertas.
O Governo decidiu decretar situação de calamidade a partir de sábado, 1 de maio, depois de Portugal continental ter passado por 15 períodos de Estado de Emergência, 12 dos quais consecutivos desde 9 de novembro.
Apesar de tudo, o Governo reitera que há cuidados que devem ser mantidos: distanciamento físico, higiene das mãos e uso da máscara.
Numa imagem, isto é o que muda já no sábado:
Governo decidiu decretar situação de calamidade a partir de sábado, 1 de maio© Reprodução Twitter | República Portuguesa (@govpt)
Contudo, oito concelhos dos 278 existentes em Portugal continental não avançam para a quarta e última fase do atual plano de desconfinamento, a partir de sábado: Miranda do Douro, Paredes, Valongo, Aljezur, Resende, Carregal do Sal, Portimão e Odemira.
O Governo decidiu decretar uma cerca sanitária às freguesias de São Teotónio e de Almograve, no concelho de Odemira, devido à elevada incidência de casos de covid-19, sobretudo em trabalhadores do setor agrícola.
Leia Também: Apoio à retoma: Como vai funcionar agora o corte dos horários de trabalho