Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

"Pandemia está a mudar muitos dos paradigmas que tínhamos"

Na opinião de Costa e Silva, a pandemia veio colocar questões ao nível da gestão dos riscos e admite que aí há uma falha. 

"Pandemia está a mudar muitos dos paradigmas que tínhamos"
Notícias ao Minuto

09:00 - 22/04/21 por Notícias ao Minuto

Economia Costa e Silva

O coordenador do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) português considera que a pandemia veio alterar muitos paradigmas que existiam e destaca que há uma falha na gestão dos riscos em Portugal e a nível mundial. 

"Quando preparei a visão estratégica já tínhamos os sintomas da pandemia, a pandemia está a mudar muitos dos paradigmas que nos tínhamos. Desde logo os próprios desafios da saúde", disse Costa e Silva, em entrevista à RTP

Na opinião de Costa e Silva, a pandemia veio colocar questões ao nível da gestão dos riscos e admite que aí há uma falha. 

A pandemia "mudou também a natureza do trabalho, mas sobretudo interrogou-nos sobre a maneira como estamos a gerir os riscos e eu acho que temos de extrair ilações muito profundas desta crise, porque nós não estamos a conseguir gerir os riscos. Não é só um problema de Portugal, é da Europa e do mundo", disse o gestor português. 

Além disso, considera que a pandemia também "questionou muito a questão da segurança (...) acelerou muito a conetividade digital e a transformação tecnológica, que são essenciais para o futuro e para um país como o nosso". 

O Governo português já entregou o PRR à Comissão Europeia, através da plataforma informática oficial, tornando-se no primeiro Estado-membro da União Europeia a entregar a versão final, de acordo com o executivo.

Em comunicado, o gabinete do ministro do Planeamento precisa que a versão final foi submetida na plataforma às 06:51.

O 'draft' do Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal, para aceder às verbas comunitárias pós-crise da covid-19 tinha sido entregue em Bruxelas a 15 de outubro.

Após o período de interação entre o Governo e a Comissão Europeia, a nova versão do PRR foi submetida a consulta pública.

Leia Também: AO MINUTO: Começa vacinação entre 16 e 79 anos. PRR já nas 'mãos' da CE

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório