Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Combustíveis: Num ano, 'este' foi o comportamento dos preços

Tanto o gasóleo como a gasolina estão mais caros agora, em comparação com há um ano. O acréscimo foi maior no caso da gasolina.

Combustíveis: Num ano, 'este' foi o comportamento dos preços
Notícias ao Minuto

09:27 - 12/04/21 por Notícias ao Minuto

Economia Combustíveis

Os preços dos combustíveis sofreram um acréscimo ao longo do último ano, mais pronunciado do caso da gasolina. Se recuarmos 12 meses, os preços dos combustíveis estavam em mínimos em resultado da desvalorização do crude nos mercados internacionais e numa altura em que o país atravessava o primeiro confinamento para conter a pandemia. 

Os dados mais recentes, de 11 de abril de 2021, revelam que o preço médio do gasóleo simples era de 1,354 euros por litro, enquanto a gasolina simples 95 custava cerca de 1,574 euros por litro

Há um ano, ou seja, a 11 de abril de 2020, o preço médio do gasóleo simples era de 1,219 euros por litro, ao passo que a gasolina simples 95 custava, em média, 1,253 euros por litro. 

Estes números, com base nas estatísticas do site Preços dos Combustíveis Online, da Direção-Geral de Energia e Geologia, mostram que o gasóleo está mais caro cerca de 14 cêntimos, enquanto a gasolina custa mais 32 cêntimos.

De acordo com o Jornal de Negócios, a diferença entre os preços do gasóleo e da gasolina está no nível mais elevado desde setembro de 2018

Preço do gasóleo e gasolina sobe em fevereiro pelo 6.º mês consecutivo

Os preços médios do gasóleo e da gasolina simples subiram em fevereiro pelo sexto mês consecutivo, aumentando 3,9% e 3,4% face a janeiro para 1,372 e 1,532 euros por litro, respetivamente, divulgou a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

De acordo com o Boletim do Mercado de Combustíveis e GPL correspondente a fevereiro deste ano, elaborado pela ERSE, o preço de venda ao público (PVP) médio do gasóleo "acompanhou a cotação do mercado internacional, registando um aumento de 3,9% face ao mês anterior", enquanto o PVP (médio) da gasolina aumentou 3,4% no mesmo período.

Os hipermercados continuaram a apresentar "as ofertas mais competitivas" nos combustíveis rodoviários, seguidos pelos operadores do segmento 'low cost'.

Leia Também: Preços dos combustíveis estão mais caros. Saiba onde é que custam menos  

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório