Combustíveis: Num ano, 'este' foi o comportamento dos preços

Tanto o gasóleo como a gasolina estão mais caros agora, em comparação com há um ano. O acréscimo foi maior no caso da gasolina.

Combustíveis

© shutterstock

Notícias ao Minuto
12/04/2021 09:27 ‧ 12/04/2021 por Notícias ao Minuto

Economia

Combustíveis

Os preços dos combustíveis sofreram um acréscimo ao longo do último ano, mais pronunciado do caso da gasolina. Se recuarmos 12 meses, os preços dos combustíveis estavam em mínimos em resultado da desvalorização do crude nos mercados internacionais e numa altura em que o país atravessava o primeiro confinamento para conter a pandemia. 

Os dados mais recentes, de 11 de abril de 2021, revelam que o preço médio do gasóleo simples era de 1,354 euros por litro, enquanto a gasolina simples 95 custava cerca de 1,574 euros por litro

Há um ano, ou seja, a 11 de abril de 2020, o preço médio do gasóleo simples era de 1,219 euros por litro, ao passo que a gasolina simples 95 custava, em média, 1,253 euros por litro. 

Estes números, com base nas estatísticas do site Preços dos Combustíveis Online, da Direção-Geral de Energia e Geologia, mostram que o gasóleo está mais caro cerca de 14 cêntimos, enquanto a gasolina custa mais 32 cêntimos.

De acordo com o Jornal de Negócios, a diferença entre os preços do gasóleo e da gasolina está no nível mais elevado desde setembro de 2018

Preço do gasóleo e gasolina sobe em fevereiro pelo 6.º mês consecutivo

Os preços médios do gasóleo e da gasolina simples subiram em fevereiro pelo sexto mês consecutivo, aumentando 3,9% e 3,4% face a janeiro para 1,372 e 1,532 euros por litro, respetivamente, divulgou a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

De acordo com o Boletim do Mercado de Combustíveis e GPL correspondente a fevereiro deste ano, elaborado pela ERSE, o preço de venda ao público (PVP) médio do gasóleo "acompanhou a cotação do mercado internacional, registando um aumento de 3,9% face ao mês anterior", enquanto o PVP (médio) da gasolina aumentou 3,4% no mesmo período.

Os hipermercados continuaram a apresentar "as ofertas mais competitivas" nos combustíveis rodoviários, seguidos pelos operadores do segmento 'low cost'.

Leia Também: Preços dos combustíveis estão mais caros. Saiba onde é que custam menos  

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas