"São resultados excecionais, os melhores resultados de sempre da Nestlé", afirmou o diretor-geral da Nestlé Portugal, Paolo Fagnoni, em videoconferência, que salientou que o crescimento das vendas em 2020 foi suportado pelo canal do consumo no lar.
No que respeita ao canal fora do lar, que inclui os cafés, a restauração, hotelaria e escritórios, a Nestlé Portugal perdeu "85%" das receitas.
Este canal, de acordo com Paulo Fagnoni, representa entre 85 e 90 milhões de receitas.
As receitas de 2020 representam "mais 80 milhões de euros nos últimos três anos", de acordo com a empresa.
A Nestlé não divulga o lucro por países, tendo o diretor-geral da Nestlé Portugal referido apenas que "foi um dos melhores dos últimos anos".
No ano passado, a Nestlé Portugal registou investimentos na ordem dos 71 milhões de euros, que inclui inovação e operações.
"No que toca a operações, o maior valor de investimento esteve focado e concentrado nas fábricas, com um volume total de produção anual entre Avanca e o Porto de quase 52 mil toneladas, sendo desses 50% produzidos e exportados", adiantou a administradora financeira.
"Aumentámos em 2020 o volume de exportação em 3.000 toneladas, através de investimento de novas linhas de produção e tecnologia, fazendo da fábrica de Avanca o centro de 'expertise' para cereais e da fábrica do Porto o centro de 'expertise' para cafés torrados", salientou.
Relativamente às vendas de 2020, Carla Parreira disse que "dois terços é interno e um terço [é] exportação".
Questionada sobre o montante do investimento para este ano, a administradora financeira salientou que "na sistemática de um crescimento contínuo é certamente sustentável valores similares a 2020 e um ligeiro acréscimo", sem especificar números.
Paolo Fagnoni acrescentou que no ano passado a Nestlé comprou em Portugal "60% das suas necessidades", com um investimento total de 125 milhões de euros.
Esta política de compra local inclui cereais, mas não só.
"No mês de março e abril começámos a ver algumas vendas positivas no 'take away', são pequenos sinais positivos que estamos a começar a ver" no canal 'fora do lar', acrescentou.
Já Carla Parreira salientou que se prevê que março e abril estejam a 50% do nível de 2019.
"Todos os nossos negócios foram afetados com esta situação [pandemia de covid-19], com uma exceção, o 'Pet Care' [segmento animais de estimação]", disse o diretor-geral.
"O 'Pet Care' continua a crescer muitíssimo, independentemente da pandemia", salientou.
As exportações atingiram os 96 milhões de euros, mais 7% do que em 2019.
A Nestlé Portugal atingiu a paridade de género na empresa e conta com 51% das mulheres em posições de liderança.
Leia Também: Mercado Imobiliário. O que é pipeline de vendas?