Endesa investe 350 milhões em 11 projetos fotovoltaicos em Espanha
A Endesa comprou 11 projetos fotovoltaicos de 519 megawatt (MW) à espanhola Arena Power, representando um investimento de cerca de 350 milhões de euros em parques solares na província de Huelva, Espanha, foi hoje anunciado.

© Reuters

Economia Endesa
"A Endesa, através de sua subsidiária de desenvolvimento renovável Enel Green Power España (EGPE), adquiriu um portfólio fotovoltaico de 519 MW à espanhola Arena Power", informou a elétrica, em comunicado, acrescentando que os projetos adquiridos "representam um investimento de cerca de 350 milhões de euros, incluindo o preço de aquisição e os custos de construção e arranque".
A carteira é composta por onze projetos em desenvolvimento em seis municípios da província de Huelva (La Palma del Condado, Villarrasa, Gibraleón, Trigueros, San Juan del Puerto e Beas), em Espanha, cujo início da construção está previsto para 2022.
Segundo a Endesa, o desenvolvimento daqueles projetos vai empregar 1.250 pessoas durante a construção e, a partir de 2024, quando as instalações entrarem em operação, vão gerar 26 empregos permanentes, nas funções de operação e manutenção.
"Estas instalações somam-se ao recente início das obras, pela EGPE, do seu primeiro parque solar na capital de Huelva, San Antonio, com 30MW de potência, 18 milhões de investimentos e 100 posto de trabalho durante o período de construção", lembrou a Endesa.
Os projetos agora assegurados vão gerar energia elétrica equivalente ao fornecimento de cerca de 305.000 através de uma única linha de transmissão que será conectada à subestação de Palos, no Polo Industrial de Huelva, um dos maiores aglomerados de negócios de consumo de energia de Espanha, apontou a elétrica espanhola.
"Este parque de energia renovável estará operacional para eventualmente alimentar o projeto de produção de hidrogénio verde apresentado pela Endesa ao Ministério da Transição Ecológica e Desafio Demográfico", destacou a empresa.
Segundo o diretor de Geração da Endesa, Rafael González, citado no comunicado, "construir esses parques renováveis perto de áreas de alto consumo de energia é a forma mais eficiente de tornar sustentável a atividade industrial em Huelva".
A EGPE tinha, no final de 2020, uma capacidade instalada renovável (energia hidráulica, eólica, solar e outras fontes) de 7.800 MW e uma carteira de projetos de 41.800 MW em Espanha.
Leia Também: Governo defende que regulação do teletrabalho deve avançar rapidamente
Comentários
Regras de conduta dos comentários