Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Quer comprar casa? As cinco fases de aprovação do crédito

Saiba quais são as cinco fases na aprovação de um crédito de habitação.

Quer comprar casa? As cinco fases de aprovação do crédito
Notícias ao Minuto

10:54 - 04/03/21 por Notícias ao Minuto

Economia Crédito à habitação

O processo de aprovação de um crédito de habitação pode durar até três meses. Tome nota de que são cinco as fases desde a realização de diversas simulações por bancos, até à aprovação final da escritura.

Comece-se por fazer um estudo do mercado, solicitando a várias instituições, as taxa de juro que são aplicadas nos contratos de crédito de habitação (spread), a taxa anual de encargos efetiva global (TAEG) e o Montante Total Imputado ao Consumidor (este último referente ao valor total que será pago no final do empréstimo, somando o capital, os juros e os seguros associados), através da Ficha de Informação Normalizada (FIN) que lhe será entregue, de modo a escolher o financiamento mais adequado.

1 - Enviar documentos

Depois da escolha da instituição financeira, vai-lhe ser solicitado o envio dos seguintes documentos:

  • Documento de identificação pessoal: BI e NIF ou Cartão de Cidadão;
  • Documentação comprovativa de rendimentos: fotocópia dos últimos três;
  • 3 recibos de vencimento, fotocópia dos últimos três extratos bancários, fotocópia da última declaração de IRS e Nota de Liquidação, declaração da entidade patronal a comprovar vínculo contratual e antiguidade na empresa;
  • Documentação relativa ao imóvel: fotocópia da Certidão de Teor (Certidão Permanente de Registo Predial), Caderneta Predial, Ficha Técnica da Habitação, Licença de Utilização e Certificado de Desempenho Energético e da Qualidade do Ar Interior;

Podem ainda ser requeridos os seguintes documentos:

  • Para os trabalhadores por Conta Própria ou Independentes: Escritura de constituição de Sociedade ou Início de Atividade;
  • Três últimos comprovativos das responsabilidades de crédito que constam do Mapa de Responsabilidades do Banco de Portugal (BdP);
  • Para quem está divorciado: Sentença Judicial de Divórcio e Acordo sobre o Exercício do Poder Paternal;
  • Comprovativos de aplicação de capitais próprios;
  • Comprovativos de outros rendimentos.


2 - Pré-aprovação do crédito

Depois do envio dos documentos, segue-se a fase de análise bancária para saber se o cliente tem viabilidade ou não para se poder avançar com o financiamento. É aqui que avaliarão a sua situação profissional, os seus rendimentos, a sua taxa de esforço, etc.

Se reunir todos os requisitos necessários é dado início ao processo de crédito para comprar casa. É provável que seja também neste período que o banco indicará se as condições apresentadas na simulação inicial se mantêm ou se mudaram as taxas de juro e os produtos associados.

3 - Avaliação do imóvel

Nesta etapa é feita uma avaliação do imóvel, ou seja, o banco em questão contrata uma empresa especializada e independente que procede à avaliação do imóvel e que emite um relatório em conformidade. O avaliador determina o valor da habitação em função de diversos aspetos, tais como a localização, o tamanho, número de janelas (iluminação), serviços e infraestruturas envolventes, entre outros.

Esta fase geralmente não se estende por mais do que uma semana. Note ainda que este procedimento tem custos para o consumidor que se traduzem na chamada comissão de avaliação, que é cobrada ao cliente pelo banco.

4 - Realização da escritura de compra e venda

Este é o estádio em que pagamos o Imposto Municipal sobre Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT) nas situações em que não existe isenção. Este imposto deve ser apresentado no ato da escritura.

Segue-se a escritura da habitação, que é realizada com a presença de todos os intervenientes na Conservatória do Registo Predial ou no Cartório Notarial. Aqui o comprador passa a ser o proprietário legal da habitação. Para esta fase são precisos os seguintes documentos:

  • Documentação fiscal e civil de ambas as partes;
  • Comprovativo de pagamento do IMT;
  • Identificação do registo e matricial do imóvel;
  • Licença de utilização;
  • Certificado energético.

Esta fase divide-se em dois momentos: a assinatura da escritura de compra e venda e a celebração do contrato de mútuo com hipoteca, que engloba tudo o que diz respeito ao crédito à habitação. Só após este último trâmite é que o banco disponibiliza ao cliente o montante necessário para pagar a casa.

5 - Aprovação do crédito para comprar casa

Por fim, é emitida a carta de aprovação ou carta de oferta que confirma todas as condições finais do crédito para comprar casa.

Quanto tempo demora a aprovação de crédito habitação?

Cada caso é um caso, existindo igualmente instituições que poderão ser mais rápidas do que outras. Desde o envio da documentação por parte do consumidor até à marcação da avaliação do imóvel, passando pelo pagamento da entrada inicial até à aprovação final antes da escritura, este processo normalmente não demora menos do que um mês até estar concluído.

Leia Também: Juros do crédito à habitação abaixo dos 8%, pela primeira vez

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório